2021/04/15

Notícias do dia

DJI apresenta Air 2S com câmara melhorada; TCL Fold n Roll combina smartphone dobrável e extensível que se pode tornar num tablet; Feedburner perde subscrição por email em Julho; iPhones com vídeo 8K em 2022 e Face ID sem notch em 2023; Google Assistant já pode encontrar iPhones mesmo quando estão em silêncio; e Synology corta acesso a discos BTRFS e deixa utilizadores pendurados.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que esta semana te pode valer um barra LED Baseus para monitor.

Telegram lança app Android fora da Play Store com menos restrições

Os fãs do Telegram têm agora uma nova versão Android da app com menos "restrições" que fica disponível para instalação directa via APK do site oficial, e que dispensa a passagem pela Play Store da Google. É uma versão que contorna os bloqueios de certos canais impostos na versão que está na Play Store da Google - como canais de pirataria, ou canais censurados por certos países.

Com os casos de interferência por governos e outras entidades a bloquearem o acesso a sites, esta táctica poderá começar a tornar-se não só cada vez mais comum, como poderá mesmo vir a tornar-se imprescindível para o futuro. De notar que a app continuará a fazer actualizações automáticas, mas fazendo-o directamente em vez de ser através da Play Store.


Firefox 88 chega com FTP desactivado

Seguindo a tendência que também tem sido adoptada por browsers como o Chrome, também o mais recente Firefox 88 chega com o suporte FTP desactivado de origem, em preparação para a sua remoção completa no futuro Firefox 90.

Por agora ainda será possível continuar a aceder a FTPs, mudando o parâmetro network.ftp.enabled para "true"; mas por esta altura será melhor já terem encontrado outra forma de aceder a FTPs, pois é algo que está com os dias contados nos browsers. O FileZilla continua a ser uma boa opção.

Chrome testa modo fácil para reabrir tabs fechadas por acidente

Não há nada mais irritante do que fechar uma tab por acidente no browser - algo que pode acontecer com frequência para quem mantém dezenas de tabs abertas por janela - mas o Chrome prepara-se para resolver o assunto. Embora seja possível reabrir as últimas tabs fechadas no Chrome através do atalho CTRL+SHIFT+T, essa opção prepara-se para ficar mais visível e acessível em dispositivos sem teclado, aparecendo na nova secção na pesquisa de tabs.

Em vez de se limitar a mostrar resultados da pesquisa, esta versão remodelada que está a ser testada no Chrome Canary apresenta também uma secção "tabs recentemente encerradas", que permitirá recuperá-las com um simples toque.


Nvidia GeForce Experience passa a aplicar definições a programas de vídeo

A Nvidia está a expandir as capacidades do GeForce Experience para além dos jogos. O GeForce Experience é o programa que a Nvidia sugere para acompanhar os seus drivers, permitindo fazer optimizações específicas para cada jogo; mas que agora poderá também aplicá-las para programas que não sejam jogos, como o DaVinci Resolve.

Esta medida poderá fazer com que o GeForce Experience se torne potencialmente mais interessante mesmo para quem não usa o seu computador para jogos, e vem juntar-se à recém-anunciada capacidade do OBS (Open Broadcaster Software) passar a contar com a tecnologia de redução de ruído RTX Voice.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro drone da DJI foi o DJI Phantom 1, lançado em 2013, e que nem sequer tinha câmara de origem. Podia levar uma câmara compacta, como uma GoPro, e tinha uma autonomia de voo inferior a 10 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)