2021/05/30

Lockheed e GM preparam novo rover lunar

A GM volta a estar encarregada de criar a nova geração de rovers lunares, que irão assistir as missões Artemis.

Com o regresso à Lua programado para 2024 com as missões Artemis, os novos astronautas vão precisar também de uma nova forma de transporte mais evoluída que os rovers lunares da geração Apollo. No entanto, há algo que se vai manter em comum. Também estes novos rovers ficarão a cargo da GM, mas agora em parceria com a Lockheed Martin em vez da Boeing.

Infelizmente, por agora parece não existir ainda nenhum modelo em versão final que possa ser apresentado (o que não deixa de ser um pouco preocupante, considerando que já não falta muito para 2024), o que explicará o vídeo que se segue, em que pouco ou nada se vê de concreto.


O que se pode esperar é que esta nova geração possibilite o transporte de uma "casa móvel" que permita aos astronautas expandir a área de exploração para além do local onde o módulo de aterragem pousar, de forma muito mais extensa do que o dos rovers lunares que acompanharam as missões Apollo 15, 16 e 17 em 1971 e 1972, e que apenas se afastaram um máximo de 7 km do ponto de aterragem e circularam por um máximo de 36 km, apesar de terem uma autonomia máxima teórica de quase 100 km.

De forma idêntica à SpaceX, que poderá aproveitar tecnologia da Starship para criar o futuro módulo lunar, talvez também a GM possa aproveitar algumas partes do novo Hummer eléctrico para este futuro rover lunar (curiosidade: o rover lunar das missões Apollo já tinha capacidade para virar as quatro rodas, como este novo Hummer faz no seu modo "caranguejo").

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)