2021/05/27

Notícias do dia

MEO vai cobrar mais €5/mês pelo 5G; Gmail ganha (finalmente) gravação de fotos para o Google Photos; TSMC arranca produção do A15 para iPhone 13; Chrome 91 poupa recursos e reforça segurança; saída da LG dos smartphones faz cair preço dos usados; por incrível que possa parecer o Windows 10 vair tornar realidade o "ano do Linux" nos desktops.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um carregador Anker Power Port PD com 2 fichas USB.

Apple deixa falha crítica no Safari

Investigadores de segurança estão a acusar a Apple de não estar a proteger os seus utilizadores, com uma vulnerabilidade crítica no WebKit que afecta o Safari no iOS e macOS, que continua por corrigir apesar de já ter sido disponibilizada uma correcção há três semanas.

A Apple é normalmente rápida a lidar com falhas de segurança; mas este caso vem demonstrar as dificuldades de ser rápida a disponibilizar actualizações quando se tem o browser (e outros serviços) presos a actualizações do sistema. Em vez da Apple simplesmente disponibilizar uma actualização do Safari que chegasse como a de qualquer outra app, uma actualização como esta implica lançar uma actualização do iOS, com todas as complexidades adicionais e maior risco para que algo possa correr mal. Talvez este incidente possa vir a contribuir para que, no iOS 15 ou pouco depois, também as actuais apps do sistema possam ser actualizadas como qualquer outra app convencional.


PayPal vai deixar transferir criptomoedas para Coinbase e outros

Apesar da habitual montanha russa dos altos e baixos nas criptomoedas, o PayPal está a reforçar as suas ambições nas criptomoedas, anunciando que irá permitir a integração de carteiras externas, possibilitando a transferência mais fácil de Bitcoin para a Coinbase e outros serviços.

Até agora o PayPal apenas permitia vender e comprar Bitcoin na própria plataforma, mas que não eram considerados Bitcoins reais porque não podiam ser transferidos para outras carteiras; de forma idêntica aos tokens em serviços como o Revolut, que equiparam o valor de diferentes criptomoedas mas que não são as criptomoedas em si. Com esta alteração, o PayPal valida a utilização das criptomoedas, e contribui para que fiquem ainda de mais fácil acesso para o público em geral.


Nintendo Switch OLED pode chegar em Setembro

Segundo as últimas informações, a Nintendo poderá lançar a nova geração da Nintendo Switch no mercado já em Setembro, com a alteração mais visível a ser a mudança para um ecrã OLED de 7" que permitirá uma qualidade de imagem substancialmente superior ou do ecrã LCD actual.

A Nintendo vai procurar escapar à falta de chips e confusão de final de ano, iniciando a produção em Julho para o lançamento em Setembro. E para além do ecrã, esta nova Switc contará com um chip Nvidia melhorado, com capacidade DLSS, que permitirá à consola suportar jogos em resolução 4K quando ligada a um televisor ou monitor (esperemos que também suporte jogos em refresh rate elevado, de 120Hz, tanto no ecrã da consola como num ecrã exterior). Poderemos saber isso muito em breve, pois a Nintendo poderá anunciar esta consola ainda antes da E3 a 12 de Junho.


Xiaomi Mi 11 Ultra chega a Portugal

A Xiaomi reafirmou a sua aposta de continuar a crescer no nosso país, onde já conta com 11 lojas oficiais Mi Store, fazendo chegar o seu mais recente topo de gama, a par de outros modelos. O impressionante Mi 11 Ultra já está disponível, com um preço de 1199 euros; assim como o Mi 11i 256GB por 699 euros; e o Redmi Note 10 5G por 269 euros.

São smartphones que vêm complementar a vasta gama de smartphones Xiaomi disponíveis nas lojas, e que têm modelos para todos os níveis de preço que se possa desejar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro programa de folha de cálculo para computadores pessoais foi o VisiCalc (de "Visible Calculator"), criado pela VisiCorp para o Apple II em 1979. O popular Lotus 1-2-3 só seria lançado para o MS-DOS alguns anos mais tarde, em 1983.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)