Elon Musk tem sido um forte oponente à utilização dos LIDAR nos carros autónomos, dizendo que são uma "muleta" dispensável, e que o caminho a seguir passa apenas pela utilização de câmaras, tal como os condutores humanos dependem apenas dos seus olhos. No entanto, essa aparente intransigência não significa que a Tesla não vá mantendo um olho nesta tecnologia, como demonstra um Model Y da Tesla apanhado a circular nos EUA e que transportava uma plataforma carregada de LIDARs no tejadilho.
Spotted in Palm Beach, Florida. A @Tesla Model Y with #LiDAR and CA Manufacturing (MFG) Plates. Can anyone offer details/insights? pic.twitter.com/5Uh4WU0U41
— Grayson Brulte (@gbrulte) May 20, 2021
No entanto, isto não quer dizer nada. Já foram apanhados outros Teslas a circular com LIDARs na estrada no passado, o que dá credibilidade à suposição de que isto será apenas uma forma da Tesla ir avaliando o desempenho destes sistemas e compará-los com a sua solução usando apenas câmaras.
Os LIDARs são capazes de fazer uma leitura 3D do espaço em redor do veículo, e têm sido considerados componentes essenciais pela maioria dos fabricantes que estão a explorar a condução autónoma. O problema é que enquanto esses fabricantes se podem dar ao luxo de criar carros experimentais onde o preço não é problema, a Tesla tem que usar soluções que lhe permitam manter um preço competitivo no mercado. E, neste momento, o custo dos LIDARs de alta-qualidade ainda seria demasiado proibitivo para isso.
Por vários comentários que vi a Tesla usa o Lidar para validar os dados obtidos pelas cameras.
ResponderEliminar