2021/05/25

Tesla apanhada a testar LIDARs num Model Y

A Tesla voltou a ser apanhada a testar um LIDAR num dos seus automóveis, apesar de ser algo que Elon Musk tem desvalorizado frequentemente na evolução para os carros completamente autónomos.

Elon Musk tem sido um forte oponente à utilização dos LIDAR nos carros autónomos, dizendo que são uma "muleta" dispensável, e que o caminho a seguir passa apenas pela utilização de câmaras, tal como os condutores humanos dependem apenas dos seus olhos. No entanto, essa aparente intransigência não significa que a Tesla não vá mantendo um olho nesta tecnologia, como demonstra um Model Y da Tesla apanhado a circular nos EUA e que transportava uma plataforma carregada de LIDARs no tejadilho.


No entanto, isto não quer dizer nada. Já foram apanhados outros Teslas a circular com LIDARs na estrada no passado, o que dá credibilidade à suposição de que isto será apenas uma forma da Tesla ir avaliando o desempenho destes sistemas e compará-los com a sua solução usando apenas câmaras.


Os LIDARs são capazes de fazer uma leitura 3D do espaço em redor do veículo, e têm sido considerados componentes essenciais pela maioria dos fabricantes que estão a explorar a condução autónoma. O problema é que enquanto esses fabricantes se podem dar ao luxo de criar carros experimentais onde o preço não é problema, a Tesla tem que usar soluções que lhe permitam manter um preço competitivo no mercado. E, neste momento, o custo dos LIDARs de alta-qualidade ainda seria demasiado proibitivo para isso.

1 comentário:

  1. Por vários comentários que vi a Tesla usa o Lidar para validar os dados obtidos pelas cameras.

    ResponderEliminar