2021/07/09

Notícias do dia

UE multa VW e BMW em €875 milhões por impedirem redução das emissões poluentes; Time Capsules da Apple com discos defeituosos que podem destruir os dados; hacker mostra visão 3D da Tesla; correcção da vulnerabilidade PrintNightmare no Windows deixa impressoras sem funcionar; funcionários Google furiosos com hipocrisia nas políticas de trabalho remoto.

Antes de passarmos às notícias, não te esqueças de participar no novo passatempo gadget da semana que te pode dar um adaptador USB Bluetooth para ficha 3.5mm.

Apps de "engate" usadas para amizades platónicas

Apps como o Tinder, tradicionalmente utilizadas para encontros casuais, estão agora a assistir a uma vaga de utilizadores que as utilizam apenas para encontrar amizades platónicas.

Talvez seja (mais) um dos efeitos secundários dos tempos de confinamento e distanciamento social derivados da pandemia Covid-19, que durante quase um ano manteve encerrados os espaços de socialização nocturna tradicionais, ou talvez seja apenas a forma mais directa de encontrar pessoas - mesmo que não com as intenções que habitualmente são associadas a este tipo de apps. Não me surpreenderia se, a par da secção de procura de "amizades coloridas", algumas apps adicionem uma secção de amizades "monocromáticas".


Escassez de chips faz aumentar contrabando

Mostrando a sua capacidade de adaptação, diversos contrabandistas estão a mudar de produtos. As autoridades de Hong Kong têm apanhado um aumento do número de casos de pessoas a tentarem sair do território carregados com apetecíveis CPUs e outros componentes. Recentemente apanharam um duo que tinha 256 CPUs Intel Core i7 e i9 amarrados ao corpo com película plástica. Um negócio que parece ser ainda mais lucrativo do que tentar transportar droga.

Noutro incidente, foi apanhado um lote com 2200 CPUs, mais de 1000 memórias RAM, e 630 smartphones, misturados em caixotes com equipamentos electrónicos de baixo valor. Um CPU topo de gama pode facilmente atingir valores superiores a 500 euros, que não será surpresa que um lote como este tenha sido avaliado em vários milhões de euros. No entanto, não é por não ser droga que as penas deixam de ser pesadas. Estes indivíduos sujeitam-se a multas de até 2 milhões e até 7 anos de prisão.


TikTok testa remoção automática de vídeos

O TikTok, enquanto plataforma que nalguns países já supera o YouTube, não escapa às obrigações de lidar com conteúdos indesejados. Para reduzir o trabalho aos moderadores humanos, vai testar um sistema de detecção e remoção automática de vídeos com conteúdos abusivos ou proibidos.

O sistema irá ter em consideração a frequência das violações dos utilizadores, podendo chegar ao ponto de banir o utilizador da plataforma no caso de violações recorrentes. No entanto, o TikTok também está consciente de que existirão casos de falsas detecções, e promete que essas situações serão corrigidas sem penalização dos utilizadores. Também no caso de violações esporádicas, o TikTok diz que o "cadastro" do utilizador será limpo após algum tempo.


Caso Epic vs Apple avança na Austrália

Os tribunais australianos reverteram a decisão anterior e vão permitir que o caso Epic vs Apple prossiga. O caso tinha sido inicialmente recusado, com a justificação de que deveria ser tratado nos tribunais norte-americanos, mas a Epic recorreu, dizendo que as implicações do caso para o público australiano justificam que o mesmo mereça ser julgado no território - e conseguindo convencer os juízes.

A Apple diz que irá recorrer da decisão deste recurso, esperando centralizar os seus esforços no caso que decorre nos EUA e que, apesar de já ter terminado a fase de apresentação dos argumentos e testemunhos, continua a aguardar uma decisão do juiz. Decisão essa que poderá influenciar os resultados dos casos idênticos que decorrem noutros países.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O CGA (Color Graphics Adapter) foi a primeira placa gráfica a cores da IBM, que acompanhou o lançamento do IBM PC original em 1981. Permitia modo de texto com 40x25 e 80x25 caracteres, e modos gráficos de 320x200 pixeis com 4 cores, pré-definidas por um conjunto limitado de paletes.

1 comentário: