2021/08/11

Notícias do dia

Samsung apresenta Z Fold3, Flip3 e Galaxy Watch4; Mercedes EQS começa nos 100 mil euros - e quer €90/mês para se poder jogar o Tetris; Xiaomi apresenta Mi Mix 4 com câmara sob-ecrã; como encontrar ficheiros "perdidos" no Google Drive que ocupam espaço; Xiaomi Pad 5 enfrenta o iPad da Apple; primeiros clientes do Tesla Model S com entregas adiadas para o ano a não ser que paguem novo preço.

Antes de passarmos às notícias, já arrancou novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com carregador USB integrado.

WhatsApp com transferência de mensagens entre Android e iOS

O WhatsApp vai finalmente facilitar o processo de transferência das mensagens entre Android e iOS e vice-versa, com uma funcionalidade oficial para esse efeito.

O processo revelou-se um pouco complicado devido à encriptação end-to-end, mas parece ter sido resolvido de forma fácil para os utilizadores. Inicialmente a funcionalidade será estreada nos novos Samsung Galaxy, a tempo de facilitar potenciais migrações de utilizadores com iPhones, mas depressa chegará a todos os utilizadores, independentemente da marca de smartphone que tiverem.


AirPods vão fazer parte da rede Find My da Apple

Encontrar AirPods perdidos vai ser mais fácil com a chegada do iOS 15. Código nas versões beta do próximo sistema da Apple revela que os utilizadores poderão adicionar os AirPods à rede de localização Find My, permitindo encontrar os earphones da Apple de forma idêntica à que já acontece para iPhone, iPads, Macs, e AirTags - mesmo quando não estão por perto do iPhone do seu dono.

Pode muito bem se o início de um novo desporto, ao estilo dos que faz as pessoas passearem para apanhar os Pokémon, mas desta vez em busca de AirPods perdidos.


China continua ofensiva contra empresas tecnológicas até 2025

As esperanças de que a China pudesse em breve voltar a dar alguma folga aos seus gigantes tecnológicos parecem ter sido destruídas por completo. Do governo chinês chega a indicação de que a sua actual vaga de medidas mais apertadas contra os seus gigantes tecnológicos, como a Tencent, Alibaba e outros, irá ser para continuar durante os próximos anos, pelo menos até 2025, como forma de garantir um "ambiente saudável" no mercado.

Parece-me que por "saudável" o governo se quer referir a empresas subjugadas que não tenham quaisquer ambições de poderem pôr em causa o actual panorama político no país.


Falta de chips sem fim à vista

O cenário de falta de chips continua a afectar toda a indústria, causando atrasos e subidas de preço, e ainda não há perspectiva para que as coisas voltem ao normal. Os prazos de entrega de chips superam agora as 20 semanas, tendo aumentado em mais uma semana face ao mês anterior, que já tinha sido o mês que tinha batido o recorde de tempo de espera mais prolongado.

Estão a imaginar o que é, no mercado actual, ter que esperar entre 5 e 6 meses para receber uma remessa de chips? Quase significa que pela altura em que se estiver a recebê-los, arriscam-se a já estar obsoletos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: O transístor foi inventado em 1947, permitindo a substituição das volumosas e problemáticas "válvulas" (tubos de vácuo). Ainda hoje são um dos componentes fundamentais em todos os equipamentos electrónicos, existindo milhares de milhões deles nos chips mais avançados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)