2021/08/12

Notícias do dia

Câmara sob-ecrã do Galaxy Z Fold 3 ainda não é completamente "invisível"; Commodore Amiga ganha versão A500 Mini; análise aos Huawei FreeBuds 4; desmontagem do Mi Mix 4 revela segredo da câmara sob o ecrã; Twitter enfrenta críticas com design renovado e menos colorido; Signal facilita mensagens temporárias para todos.

Antes de passarmos às notícias, já arrancou novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com carregador USB integrado.

Xiaomi alerta que Mi Mix 4 prejudica as selfies

A Xiaomi apresentou recentemente o Mi Mix 4 com câmara sob o ecrã, que promete ser uma evolução face aos sistemas anteriores que chegaram ao mercado, mas mesmo assim a marca alerta que este não será um smartphone para quem dê prioridade à qualidade das selfies.

Apesar de ser uma evolução face aos anteriores, o sistema continua a afectar a qualidade da câmara frontal, e a Xiaomi recomenda que quem valorizar esse aspecto deverá optar por um smartphone com furo para a câmara. Este será um modelo para quem valoriza ter um ecrã full-screen sem interrupções... e sem zona da câmara que salta à vista.


MS melhora apps para foldables

Aproveitando o lançamento do Galaxy Z Fold3, a Microsoft melhorou as suas apps para melhor tirarem partido do multitasking e especificidades dos modelos com ecrã dobrável. Por exemplo, no Teams podemos ver a apresentação na parte superior do ecrã e os participantes ou mensagens na parte inferior; ou, mais interessante, temos a possibilidade de ter a mesma app a correr em simultâneo, permitindo colocar - por exemplo - duas folhas de cálculo lado a lado, e arrastar conteúdos de um lado para o outro.

Aos poucos, as funcionalidades das apps mobile começam a aproximar-se daquilo que estamos a fazer nos desktops, o que facilitará a sua potencial utilização como desktops quando ligados a um monitor externo - como de resto alguns fabricantes já vão promovendo com alguns modos especiais.


Twitch sem ferramentas para combater vagas de abusos

Existe uma nova moda que está a assolar alguns streamers no Twitch, com vagas de utilizadores que criam contas falsas e usam bots para inundar um canal com mensagens de ódio. Uma moda que não só faz desesperar os streamers pelo seu efeito imediato, mas também pela aparente inacção do Twitch em implementar medidas que dificultem esse tipo de comportamento.

Limitar a capacidade de comentar das contas criadas recentemente, ou exigir validações adicionais na criação de novas contas, são algumas das medidas sugeridas; mas a demora está a fazer com que alguns streamers já considerem mudar-se para outras plataformas, o que infelizmente acaba por validar as acções destes grupos abusivos, que se sentirão incentivados a continuar estas actividades para "expulsarem" utilizadores do Twitch.


TikTok limita contas e notificações a menores

O TikTok volta a ajustar as definições das contas para os menores, aplicando definições que limitam a visibilidade dos vídeos publicados e as mensagens que podem receber - mas com as opções a poderem ser ajustadas pelos utilizadores.

Talvez mais curioso é a opção de restringir as notificações. Os utilizadores dos 13 aos 15 anos não receberão notificações a partir das 21h (até às 08h do dia seguinte), enquanto os de 16 e 17 anos deixam de receber notificações a partir das 22h.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: As primeiras transmissões de rádio transatlânticas foram feitas por Guglielmo Marconi em 1902. Nos anos seguintes as comunicações rádio viriam a tornar-se imprescindíveis, tendo "publicidade" acrescida com o trágico naufrágio do Titanic em 1912 - onde o pedido de socorro que permitiu salvar os sobreviventes não teria sido possível sem essa tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)