2021/08/06

Notícias do dia

Apple vai alertar pais para fotos e vídeos sexuais nas mensagens dos filhos; Intel promete chips em escala angstrom para 2025; Edge ganha modo de segurança "Super Duper"; protótipo do AirPower da Apple apanhado por coleccionador; PureVPN com auditoria "no-logs" feita pela KPMG; e Apple prepara ferramenta para detecção de fotos abusivas nos iPhones.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer carregador INIU compacto para automóvel com USB-C. E sendo início do mês, é também o momento perfeito para aderires ao Clube AadM+ que te oferece descontos exclusivos e prémios mensais adicionais.

Moderna diz que pode ser necessária 3ª dose da vacina Covid-19

Indo ao encontro do que alguns já previam, a Moderna diz que as novas variantes podem obrigar a uma terceira dose da vacina Covid-19 para manterem a sua eficácia. Até agora, a sua vacina tinha demonstrado uma eficácia de 93% seis meses após a inoculação, mas a chegada da variante Delta está a obrigar a repensar toda a equação e os planos de regresso à normalidade - com muitos eventos a voltarem a ser cancelados, e o regresso ao trabalho presencial a ser adiado para 2022 por muitas empresas.

Claro que depois também há a componente do "negócio", com a Moderna a ter reportado lucros de 2.8 mil milhões de dólares só no segundo trimestre deste ano, quando no ano anterior essa receita se tinha ficado pelos 67 milhões - e melhor do que vender duas doses da vacina, é vender três doses.


Virgin Galactic reabre vendas de bilhetes para ida ao espaço

Depois do arranque das idas ao espaço com Richard Branson (deixando de lado a questão sobre se realmente é o espaço ou não) a Virgin Galactic retoma a venda de bilhetes para quem quiser passar pela mesma experiência, pela módica quantia de 450 mil dólares.

É um preço bastante superior às estimativas iniciais que a empresa tinha dado, de que os bilhetes ficariam por 200 mil dólares. E mesmo assim, terão que se sujeitar a uma longa lista de espera, pois aparentemente a empresa já terá 600 bilhetes vendidos - e neste momento ainda não divulgou os seus planos quanto à frequência com que irá fazer estes voos. Ainda assim, também estarão disponíveis packs familiares com vários lugares, ou ainda a possibilidade de reservar o voo completo, para quem não quiser partilhar a experiência com desconhecidos.


Netflix supera pay-TV no Reino Unido

Mais de 50% das residências no Reino Unido subscrevem o serviço da Netflix e, pela primeira vez, o número de subscritores da Netflix ultrapassou o número de subscritores de serviços pay-TV tradicionais. Não tão curioso, é que os quatro programas mais vistos tenham sido produções britânicas: Bridgerton, The Dig, Behind her Eyes e Fate: The Wynx Saga.

Enquanto isso, o tempo passado a ver TV tradicional continua a cair, com particular impacto nas faixas etárias mais jovens. Se não fossem os desportos e as notícias, essa queda seria ainda mais acentuada.


Apple consciente que denúncia de imagens ia ser polémica

Um memo interno da Apple revela que a empresa está bem consciente de que o reconhecimento e denúncia de fotos de abusos sexuais de crianças nos iPhones dos clientes (designadas por CSAM - Child Sexual Abuse Material)iria ser recebida com fortes críticas por parte de alguns sectores; não pelo desejo de perseguir essas práticas, algo com o qual todos concordarão, mas sim pelo facto de abrir um precedente que se poderá tornar, ele próprio, uma ferramenta para violação da privacidade em larga escala.

É uma preocupação que coincide perfeitamente com o lançamento do sistema que alerta os pais no caso dos filhos receberem fotos ou vídeos de cariz sexual; que fará com que muitos deles se sintam moralmente obrigados a aceitar esta análise das fotos, e assim arriscarem-se a ser apelidados de hipócritas, por quererem manter os filhos em segurança enquanto simultaneamente criticam que essa análise seja feita violando a sua privacidade.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As emissões experimentais da RTP iniciaram-se em 4 de Setembro de 1956, às 21h30, a partir da Feira Popular em Lisboa. As emissões regulares de TV só se iniciariam mp ano seguinte, a partir de 7 de Março de 1957, às 21h30. Foi acompanhada no Natal de 1968 pela chegada do segundo canal, a RTP2.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)