2021/11/05

Notícias do dia

Apple vem à Web Summit meter medo sobre o sideloading; Brembo Sensify aplica AI à travagem electrónica; DJI apresenta Mavic 3 e Mavic 3 Cine com câmara dupla; iPhone 13 bloqueia Face ID na troca de ecrã; e os consumos dos carros eléctricos dos l/km para os kWh/km.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana que te pode valer um versátil M5StickC Plus ESP32.

FCP entra nos "tokens" com a Binance

O Futebol Clube do Porto fez parceria com a Binance para o lançamento do PORTO Fan Token através do Binance Launchpad.

O "Official FC Porto Fan Token" (PORTO) é um utility token criptográfico que oferece aos fãs novas e revolucionárias formas de interagirem com o seu clube favorito. PORTO estará disponível para todos os utilizadores Binance através do Launchpad, a plataforma de lançamento de tokens da Binance, desde hoje e, mais tarde, através de compras spot, P2P e cartões bancários. Com o Fan Token do FC Porto, os apoiantes do clube poderão colecionar NFTs raros, participar em sondagens exclusivas e desbloquear recompensas e Fan Badges únicos relacionados com o seu nível de envolvimento. Temos a expectativa de concretizar uma longa e frutuosa parceria com o FC Porto
.

Google Drive vai ter pesquisa facilitada

A Google está a trabalhar numa nova forma de pesquisar e filtrar conteúdos no Google Drive, para facilitar a vida aos utilizadores.

Embora seja possível fazer pesquisas avançadas no Google Drive, isso é algo que muitas vezes passa despercebido aos utilizadores, e não é propriamente fácil para quem não dominar a sintaxe de pesquisa da Google. Mas com este novo sistema, será possível fazer pesquisas de forma mais visual, seleccionando directamente coisas como tipos de ficheiros, replicando alterações que já foram implementadas na pesquisa do Gmail. Por agora é algo que está a ser testado em fase beta, mas que estará praticamente assegurado passar para a versão pública.


Stadia ganha multiplayer sem convite

A Google continua a adicionar funcionalidades à sua plataforma de jogos via streaming Stadia, agora com a possibilidade dos jogadores deixarem os seus jogos "abertos" para que amigos (ou até desconhecidos) se possam juntar a eles no modo multiplayer sem necessitarem de convite.

Por agora é algo que só está disponível para alguns jogos seleccionados (como no Far Cry 6), e pode ser desactivado se os jogadores preferirem manter o controlo sobre quem convidam. Infelizmente, o Stadia continua a ter dificuldade em conquistar jogadores (é um serviço de streaming mas que obriga a comprar os jogos novamente), o que levou a Google a também começar a fornecer o serviço como plataforma para outros serviços que leiram lançar jogos via streaming sob a sua própria marca - como já está a acontecer com a AT&T nos EUA.


Phhhoto processa Meta/Facebook

A extinta app Phhhoto está a processar a Meta (Facebook) por lhe ter roubado o negócio. A app permitia captar cinco frames e criar um pequeno vídeo de forma simples, que podia ser partilhado no Instagram. Os responsáveis acusam o então Facebook de ter demonstrado interesse em colaborar com eles, mas depois tendo decidido copiar a sua app, lançando o Boomerang em 2015, e bloqueando o acesso da sua app à API do Instagram e dos resultados das pesquisas.

Infelizmente este tipo de histórias é bastante frequente, aquilo que inicialmente poderia parecer um negócio de sonho para uma pequena startup, acaba por se tornar num pesadelo quando o "gigante" decide copiá-los e "apagá-los" da existência. Resta agora se ainda poderão receber algum, pela via dos tribunais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira consola de jogos com CD foi a CD-i da Philips, lançada em 1991. Infelizmente, veio a tornar-se num falhanço, com jogos de fraca qualidade, com a Philips a acabar por tentar redireccioná-la para serviços de kiosks multimédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)