2021/11/16

Notícias do dia

Tesla com mais queixas de travagens fantasmas; Microsoft bloqueia EdgeDeflector para forçar a utilização do Edge; teste de míssil anti-satélite cria nuvem de destroços em órbita; Echo e Echo Dot podem detectar pessoas na sala; e Apple compra publicidade em nome das apps para desviar utilizadores para a App Store.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um powerbank solar Xiyihoo.

Qualcomm prepara chips para fazer frente aos Apple M1

Sem grandes surpresas, a era que a Intel tanto receava está a chegar. A Qualcomm anunciou que está a trabalhar em novos chips destinados aos PCs, para competir com os chips M1 da Apple que se têm tornado na referência em termos de eficiência, superando os chips tradicionais da Intel e AMD.

Para isso a Qualcomm conta com um trunfo que espera dar frutos, a sua aquisição da Nuvia, empresa criada por um trio de ex-engenheiros da Apple envolvidos na criação dos chips usados nos iPhones e que serviram de base para os que agora são usados nos Macs. Até agora os chips ARM para PCs foram sempre destinados a máquinas de desempenho "reduzido", veremos se no próximo ano começaremos a ter PCs ARM com nível de desempenho capaz de igualar, ou superar, os mais poderosos chips Intel e AMD.


Twitter pára auto-refresh para evitar tweets que desapareciam


O Twitter vai parar de fazer o auto-refresh dos conteúdos em resposta aos relatos de tweets que desapareciam. Segundo o Twitter, o que causava o seu desaparecimento era o facto desses tweets receberem muitos comentários, fazendo com que quando a página se auto-actualizasse os comentários ocupassem o espaço, empurrando o tweet original para fora do ecrã. Com esta alteração, os conteúdos no ecrã permanecerão tal como estão até que os utilizadores escolham actualizar a página.

E já agora, o mesmo poderia ser feito por todos os sites que insistem nisso da auto-actualização e nos tiram do local em que se estava, obrigado!



TCL anuncia Android 12 para os TCL 20

Os possuidores de smartphones TCL 20 irão receber o mais recente Android 12 já a partir do próximo mês (Dezembro).

A TCL anunciou que as actualizações para o Android 12 começarão já no próximo mês para o TCL 20 Pro 5G, seguindo-se os restantes membros da família - TCL 20SE, TCL 20L, TCL 20L+ e TCL 20 R 5G - nos meses seguintes. Com esta actualização a TCL coloca-se na lista dos fabricantes que mais rapidamente faz chegar o Android 12 aos seus smartphones; embora esta seja uma situação em que ainda é preciso melhorar bastante.


China ameaça empresas que continuem a fazer cryptomining

Enquanto vai investindo em força no seu digital yuan, a China continua a demonstrar posição diametralmente oposta em relação a todas as demais criptomoedas, agora ameaçando todas as empresas estatais que ainda estiverem envolvidas em cryptomining.

A China já obrigou ao encerramento da quase totalidade da mineração em grande escala que decorria no país, e agora parece querer erradicar o que ainda resta. Ainda assim, pouco poderá fazer para impedir o uso de criptomoedas pelos seus cidadãos, sendo precisamente essa uma das grandes vantagens das mesmas - o facto de serem completamente descentralizadas e fora do controlo de qualquer entidade. Quanto ao digital yuan, ter uma criptomoeda sob controlo de um governo, é exactamente o mesmo que se ter notas ou dinheiro, com o seu controlo a cargo de uma única entidade.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Motorola foi fundada em 1928, na altura como Galvin Manufacturing Corporation, e produzia "eliminadores de baterias", adaptadores que permitiam ligar rádios a pilhas directamente à rede eléctrica fixa.

1 comentário:

  1. São muito poucas as criptomoedas "completamente descentralizadas e fora do controlo de qualquer entidade".

    - Ethereum NÃO é uma delas.
    - Bitcoin É uma delas.

    ResponderEliminar