2021/11/24

Notícias do dia

UE pode obrigar apps de mensagens a falar umas com as outras; Google transforma sugestões nos sites em publicidade sem possibilidade de dizer não; falha nos chips MediaTek permitia escutar conversas; nas promoções temos a Ring Video Doorbell a €39 e um Monitor curvo 27" AOC 240Hz a €219; e o Spotify ganha uma secção de música Netflix.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um rato Trust Gaming GXT 970 Morfix.

Apple processa NSO Group

A Apple avançou com um processo contra a empresa NSO Group, responsável pelo polémico spyware Pegasus que tem sido utilizado para espiar pessoas por todo o mundo.

O NSO Group tem estado na linha da frente da aquisição de vulnerabilidades que permitem infectar iPhones de forma remota, com coisas como o simples envio de uma mensagem, dando depois total controlo sobre o aparelho, permitindo localizar e espiar os alvos. E embora a empresa garanta que o seu sistema só é fornecido a clientes "certificados" com o objectivo de perseguir criminosos e terroristas, a realidade tem demonstrado que o mesmo tem sido utilizado por países e entidades que espiam jornalistas, políticos, e até os seus supostos "aliados". Algo que a Apple diz ser inadmissível no mundo moderno.


Apple explica como avisa utilizadores alvo de espionagem

Relacionado com a notícia anterior, a Apple também revelou como é que passará a notificar os utilizadores que tenham sido detectados como alvos de tentativas de espionagem por sistemas como o Pegasus do NSO Group.

Embora a Apple diga que estes ataques visem um grupo muito reduzido de utilizadores, refere também que leva muito a sério a segurança de todos eles. Com este novo sistema, a Apple irá informar os utilizadores afectados com o envio de notificações via iMessage, emails, e também com um aviso apresentado na web quando fazem login na sua conta Apple. Em todos os casos, os utilizadores serão redireccionados para instruções como proteger os seus equipamentos contra esses ataques, para poderem continuar a utilizá-los em segurança, que incluem coisas como: manter os dispositivos actualizados, usar passwords seguras, usar autenticação 2-factor, etc.


Mozilla abandona Firefox Lockwise em Dezembro

A Mozilla anunciou que vai abandonar a app de gestão de passwords Firefox Lockwise, cuja funcionalidade passa a estar integrada no próprio Firefox.

A app, inicialmente conhecida como Lockbox, permitia o acesso às passwords guardadas no Firefox, deixará de ser suportada em Dezembro; e embora os utilizadores Android possam utilizar o preenchimento automático de passwords via Firefox, no iOS a app ainda não foi actualizada para permitir a utilização do browser como gestor de passwords a nível global no sistema. Esperemos que a Mozilla o faça nas próximas semanas, ou arrisca-se a ver fugir alguns utilizadores para outros serviços de gestão de passwords.


Saving Simon - filmado num iPhone 13 Pro


Mesmo a tempo da chegada do novo Ghostbusters: Afterlife, a Apple apresenta um novo spot publicitário natalício, filmado inteiramente num iPhone 13 Pro, e realizado por Jason Reitman e o seu pai Ivan Reitman (os realizadores do novo Ghostbuster e do original, respectivamente).




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Spotify foi criado em 2006 na Suécia e cresceu até se tornar no maior serviço de streaming de música actual. No final de 2021 contava com mais de 381 milhões de utilizadores, cerca de metade deles pagantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)