2021/11/09

Notícias do dia

Pixel 6 aceita impressões digitais erradas; Disney+ expande filmes para IMAX; LG oferece garantia de 3 anos até ao final do ano; investigadores identificam smartphones pelos sinais Bluetooth; CPUs Intel Alder Lake batem M1 da Apple mas com consumo muito superior; e pais suecos criam app open-source para substituir app escolar que não funcionava.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um carregador Anker Power Port PD 2.

Twitter Blue vem com undo tweet

O Twitter está a oficializar o lançamento do serviço Twitter Blue, que mediante o pagamento de $2.99 por mês dá acesso a mais algumas funcionalidades, como o "undo tweet" para evitar tweets embaraçosos ou com erros (não é o muito pedido "edit tweet") - que no entanto também poderiam ser eliminados manualmente e reenviados; e também o acesso a artigos sem publicidade nos sites aderentes ao serviço.

Estranhamente (ou não), esta mensalidade não livra os subscritores da publicidade no próprio twitter, o que faz com esta modalidade paga fique a "saber a pouco", pelo menos com os benefícios actuais.


Microsoft lança Windows 11 SE para escolas

A Microsoft criou uma nova variante do Windows destinado a competir com o Chrome OS. O Windows 11 SE só estará disponível pré-instalado em portáteis de baixo custo, orientados para as escolas, e conta com gestão de janelas simplificado - com as apps a abrirem em full-screen e apenas podendo ser posicionadas lado a lado, em vez de ajustadas à medida em janela.

Embora esteja optimizado para correr os produtos MS, o Windows 11 SE continua a deixar correr outras apps, como o Chrome, o que não deixará de poder ser visto como uma táctica para facilitar a conversão das escolas que já usarem Chrome OS e dão uso a extensões do Chrome. No entanto, falta ver se este Windows 11 SE também facilita a parte da gestão de dezenas ou centenas de portáteis, de turmas ou escolas inteiras.


Google Maps para iOS ganha Dark Mode

Fartos de ficarem ofuscados ao tentarem usar o Google Maps num iPhone ou iPad à noite? Pois bem, finalmente o Google Maps para iOS passa a contar com um prático dark mode.

Para o activarem basta ir a Settings - Dark Mode, onde se pode escolher o modo diurno, nocturno, ou deixar que siga as definições do sistema, adequado para quem tem o modo nocturno activado automaticamente durante a noite.

No Android já existia esta opção, mas acedida através de Settings - Theme.


Snapdragon Spaces facilita criação de realidade aumentada

A Qualcomm anunciou o Snapdragon Spaces, uma plataforma para developers que visa facilitar a criação de apps de realidade ritual e realidade aumentada, um pouco ao estilo do ARKit da Apple e ARCore da Google.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira aplicação comercial de um turbocompressor num motor foi feita em 1925 por Alfred Büchi, aplicando os turbos em motores diesel de 10 cilindros, aumentando a sua potência de 1750 para 2500 cv.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)