2022/01/19

Notícias do dia

Tesla FSD mostra o que vale em percurso de 40 minutos sem intervenção humana; EVOGO aposta nos postos de substituição de baterias; Ubiquiti WiFiman com mapeamento WiFi com LIDAR nos iPhones; Opera lança Crypto Browser para Web3; e Firefox Relay adicionado às listas de emails temporários bloqueados.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Erupção de vulcão em Tonga corta acesso à internet

A impressionante erupção do Hunga Tonga–Hunga Ha'apai mostrou-nos o poder dos vulcões, causando uma onda de choque que atravessou o mundo e gerando ondas que mataram pessoas a milhares de quilómetros de distância.
No processo, Tonga ficou também cortada do resto do mundo, temendo-se que a erupção tenha danificado o cabo submarino que fornecia as comunicações. Será uma excelente oportunidade para que serviços como o Starlink da SpaceX, via satélite, mostrem o que valem, para auxiliarem na coordenação das missões de ajuda.


YouTube desiste da produção de originais

A mudança de rumo é uma constante no grupo de empresas da Google, e por isso não será surpresa que o YouTube anuncie o fim da produção de programas originais.

A medida tinha seguido o exemplo de serviços como a Netflix, Amazon e Apple, que tem apostado em séries e filmes originais para os seus serviços de streaming; e tinha resultado em séries como Cobra Kai, que entretanto passaram para a Netflix. Parece que o YouTube não quer perder tempo com a produção, limitando-se a ser uma plataforma de distribuição.


Sony perde $20B com compra da Activision pela MS

A compra da Activision Blizzard pela Microsoft por $69B já está a fazer "estragos" na concorrência. As acções da Sony caíram 13% na bolsa de Tóquio, a maior queda desde 2008, reduzindo o valor da empresa em 20 mil milhões de dólares.

Esta aquisição, que se segue a outras como a da Bethesda, faz recear uma nova guerra de exclusivos no futuro próximo. Acumulando alguns dos maiores estúdios da actualidade, será extremamente fácil para a Microsoft focar o desenvolvimento dos jogos para a sua própria Xbox, deixando cair as versões para as plataformas concorrentes, como a PlayStation da Sony e Switch da Nintendo. É certo que todas as plataformas sempre tiveram os seus próprios exclusivos, mas se a MS continuar a apanhar a maioria dos grande estúdios, as coisas podem complicar-se.


Snapchat restringe recomendações de amigos para combater vaga de overdoses

Os EUA enfrentam uma nova vaga de mortes por overdoses entre os adolescentes, que levaram o Snapchat a alterar o seu algoritmo de recomendação de amigos. Agora, o Snapchat deixará de recomendar menores de 18 anos como amigos, a não ser em caso em que dois utilizadores tenham uma grande quantidade de amigos em comum.

O objectivo é dificultar que distribuidores de droga possam ter um acesso facilitado a adolescentes, usando o Snapchat como plataforma para encontrarem potenciais novos clientes. Mas, do lado dos pais das vítimas, a recepção é bastante mais céptica, dizendo que estas medidas não terão qualquer imapacto real, e que os adolescentes poderão facilmente contornar os sistemas que têm sido implementados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A erupção do vulcão Krakatoa em 1883 foi uma das mais poderosas já registadas, com explosões que se fizeram ouvir a mais de 3100 km de distância, e estimando-se que as suas ondas sonoras tenham dado a volta ao mundo sete vezes. Mas a mais poderosa foi a do Monte Tambora, também na Indonésia, em 1815, que atingiu um VEI de nível 7.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)