2022/02/15

Notícias do dia

Android 13 com streaming de apps para o browser; Quantum Dots a caminho dos sensores de imagem; NYT remove palavras do Wordle e dessincroniza-o do original; Motorola apresenta óculos Mixed Reality pendurados no pescoço; Holanda mantém multa à Apple por causa da App Store.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Spatial Audio faz sucesso no Apple Music

A aposta da Apple no formato Spatial Audio, que também estão disponíveis em Android e já se espalharam a outros serviços como a Netflix, parece estar a resultar.

Este modo permite áudio 3D de alta-qualidade e tem conquistado muitos dos utilizadores, com a Apple a anunciar um aumento de 50% no número de pessoas que utilizam Spatial Audio nos últimos seis meses. Enquanto isso, o Spotify continua em silêncio quanto ao seu prometido modo "HiFi", que continua desaparecido e sem qualquer nova data de chegada prevista (o Spotify tinha dito que deveria chegar antes do final do ano passado).


Galaxy S22 com SMS via Google Messages

Como parte da recente aproximação da Samsung e Google no que refere ao Android, os novos Galaxy S22 passam a adoptar o Google Messages como app pré-definida para gestão das SMS e RCS.

Ainda assim, quem preferir manter-se no Samsung Messages poderá fazê-lo, dando um salto à secção de apps pré-definidas e escolhendo-a (ou outra que tenha instalado) para gerir as suas mensagens.


UE espera ter Digital Services Act em Junho

A UE diz que espera chegar a acordo com os vários países membros relativamente ao Digital Services Act até ao final de Junho, para avançar com a nova "lei digital" o mais rapidamente possível.

O Digital Services Act impõe uma nova série de obrigações para as plataformas online na remoção de conteúdo ilegal e indesejado, cujas intenções alguns especialistas alertam que poderão "sair pela culatra" ao facilitar também campanhas de remoção de conteúdos legítimos; ou de simplesmente fazer com que os conteúdos indesejados se transfiram para recantos da internet mais afastados do olhar público, onde potencialmente até terão trabalhado facilitado na promoção do extremismo nos casos disso).


Neuralink refuta acusações de crueldade animal

A empresa de Elon Musk veio defender-se contra acusações de maus-tratos dos macacos usados nas experiências do seu interface cerebral, que sugiram depois de relatos de que 15 dos 23 macacos usados como cobaias terem morrido, e alguns terem falta de dedos (que eram implicitamente atribuídos a perturbações causados pelos implantes).

A Neuralink já veio esclarecer que cumpre todos os requisitos e é acompanhada pelas entidades de monitorização dos direitos dos animais; e que até agora morreram 8 macacos, dois na data planeada para a recolha de dados, seis devido a complicações na cirurgia ou derivadas. Refere ainda que muitos dos macacos utilizados nas experiências já sofrem de outros problemas e condições (como a falta de dedos, derivados de confrontos entre macacos antes de terem chegado à Neuralink).


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora sistemas de som stereo existam desde 1881 como curiosidades, só na década de 1930 surgiu na sua variante moderna, patenteado pelo engenheiro britânico Alan Blumlein da EMI, depois de ter ficado frustrado pela experiência de som monofónico nos cinemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)