2022/02/25

Notícias do dia

Desbloqueador de Ethereum para Nvidia era afinal malware; Oppo revela tablet Oppo Pad; Netflix enfrenta dificuldades na Índia; MS testa taskbar para tablets no Windows 11; site de torrents ETTV encerra por falta de fundos.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer exemplares do livro Segurança em Redes Informáticas da FCA.

Rússia restringe acesso ao Facebook

A Rússia anunciou que iria restringir o acesso ao Facebook, em retaliação contra o aparente bloqueio de algumas contas que disseminavam propaganda a favor de Putin.

Será apenas uma pequena parte de toda a batalha de propaganda que se tem vindo a fazer sentir nas redes sociais, e que seguramente irá obrigar as plataformas sociais a enfrentarem este fenómeno - já que, depois de um caso extremo como este, não poderá continuar a ser ignorado.


Smartphones registam receitas recorde - Apple aumenta liderança

Os smartphones continuam a ser a galinha dos ovos de ouro das empresas tecnológicas, e em 2021 atingiu-se um novo valor recorde com receitas totais de 450 mil milhões de dólares, com as cinco maiores empresas a representarem 85% dessa fatia, segundo as estimativas da Counterpoint Research.

A Apple, que se tenta sempre afastar de todas as descrições de posição dominante, absorveu 44% das receitas em 2021, com a Samsung na segunda posição, seguida da Xiaomi, Oppo e Vivo - estas três últimas registando crescimentos nas receitas superiores a 40%.


Subscrições nas apps chegam aos $18.3B

Para além das receitas das vendas de smartphones, também o valor gasto em subscrições de apps aumentou 41% em 2021, atingindo os 18.3 mil milhões de dólares, de acordo com os dados da Sensor Tower. Mais impressionante é que estes números se referem às apps normais, excluindo os jogos. Já que se se contabilizar o total de todas as compras feitas em apps e jogos, o valor aumenta para os 131.6 mil milhões!

Novamente, a Apple volta a ter a fatia de leão nestas receitas, com 13.5 mil milhões de dólares referentes à App Store, e apenas 4.8 mil milhões de dólares referentes à Google Play Store.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Ucrânia é o segundo maior país europeu em área, com 603 mil km2 - ficando atrás da Rússia 3.9 milhões de km2, e à frente da França (551 mil km2) e Espanha (498 mil km2).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)