2022/03/09

Notícias do dia

A Apple apresentou o novo Mac Studio, iPhone SE 2022 e iPad Air; McDonalds e Coca-Cola suspendem vendas na Rússia; Android vai arquivar apps pouco usadas para poupar espaço; e servidores de censura podem ser abusados para ataques DDoS "infinitos".

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB.

Instagram esconde seguidores na Ucrânia e Rússia

As alterações derivadas da invasão russa da Ucrâniana não param de se fazer sentir. Depois de ter colocado avisos nos conteúdos de fontes russas, o Instagram vai esconder a informação referente aos seguidores de contas privadas na Ucrânia e Rússia.

Em tempo de guerra torna-se criticamente claro como nem toda a informação deve ser pública, e coisas tão simples como seguir uma conta poderiam ser usadas para criar uma lista de pessoas indesejadas ou até alvos a abater.


Amazon prepara série God of War

A guerra por séries e filmes baseados em jogos de vídeo está ao rubro, e agora a Amazon quer criar uma série live-action baseada no God of War - que poderá fazer frente ao The Witcher na Netflix.

Mais uma notícia que agradará aos fãs dos videojogos, e que se junta a outros projectos de séries baseadas em Fallout e no Mass Effect. A concorrência também não está mal servida, com a Paramount a preparar uma série Halo, e a HBO a dedicar-se a uma série baseada também no grande sucesso da PlayStation Last of Us, que terá como protagonistas Pedro Pascal e Bella Ramsey.


M1 Ultra combina 2 GPUs como um só

Com seu novo chip 2-em-1 M1 Ultra, que combina dois M1 Max para uma ofensiva aos CPUs topo de gama da Intel e AMD, e também aos GPUs topo de gama da Nvidia, a Apple parece ter conseguido fazer aquilo que todas estas empresas têm tentado há anos: a unificação de múltiplos GPUs como um só.

A utilização de múltiplos GPUs para aumentar o desempenho não é novo, sendo que desde os tempos das velhas 3DFX que era possível utilizar várias placas gráficas em conjunto. O problema, como qualquer utilizador do modo SLI das Nvidia ou CrossFire da AMD, é que isso vem com uma série de chatices associadas, sendo necessário que os programas tenham sido alterados para poderem tirar partido dos múltiplos GPUs. Já no caso do M1 Ultra, o chip funciona como se tivesse um único GPU (apesar de ter dois a trabalhar em conjunto), fazendo com que qualquer programa possa automaticamente tirar partido do desempenho acrescido.

Agora só falta mostrar o que vale na prática - já que a Apple deu a entender que este M1 Ultra conseguiria superar os GPUs 30xx da Nvidia.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Dolby foi fundada em 1965 por Ray Dolby, tendo começado por lançar sistemas de redução de ruído, e actualmente disponibilizando sistemas de áudio espacial como o Dolby Atmos, que permitem posicionar fontes sonoras num espaço tridimensional.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)