2022/03/10

Notícias do dia

HBO Portugal já passou a ser a HBO Max; Galaxy S22 Ultra com carregamento lento confirmado em novo teste; Google Lens facilita acesso a fotos em qualquer pasta; Google Messages com reações emoji do iMessage chega a todos; e APC Smart-UPS vulneráveis a ataque TLStorm que podem "fritar" equipamentos.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB.

Spectre volta a assombrar CPUs da Intel, ARM e AMD

O fantasma das vulnerabilidades Spectre e Meltdown volta para assombrar a Intel, AMD e ARM. Investigadores descobriram novas formas de ataque que ultrapassam as protecções implementadas para estas vulnerabilidades que se aproveitam da execução especulativa para inferirem dados a que não deveriam ter acesso.

Numa demonstração, mostraram como é possível obter a hash da password root, mesmo num sistema com todas as protecções actuais.



Veremos se as novas correcções contra estes novos ataques não voltarão a ter um impacto significativo no desempenho dos sistemas.


Sites governamentais russos alvo de hackers pró-Ucrânianos

A guerra da Rússia contra a Ucrâniana também se continua a desenrolar no reino digital, com vários sites governamentais russos a terem sido alvo de hackers que publicaram imagens anti-guerra.

Do lado da Rússia, chega também a "boa notícia" de que, ao contrário do que tinha circulado anteriormente, não têm qualquer intenção em desligar a sua internet da internet do resto do mundo.


Magic Leap 2 com campo de visão ampliado

A Magic Leap já começou a mostrar os seus novos óculos Magic Leap 2, que têm a capacidade de escurecer o mundo real para tornar mais visíveis as imagens digitais. Nesta nova versão os óculos oferecem um campo de visão mais abrangente face ao modelo anterior - mas que ainda assim fica aquém dos óculos VR no mercado. Por outro lado, a Magic Leap abandonou também o sistema multifocal que a diferenciava dos seus concorrentes, e que prometia criar "hologramas" que pareciam ter um efeito de profundidade e distância reais.

Seja como for, com preço que deverá andar nos $2500, não serão ainda os óculos de realidade aumentada que irão "mudar o mundo".


Windows 11 com Clipchamp como editor de vídeo

A Microsoft já está a disponibilizar o editor de vídeo Clipchamp, que comprou em Setembro de 2021, no mais recente Windows 11 Insider Preview Build 22572.

A parte de edição de vídeo é algo em que a MS tem estado atrás da Apple, mas parece agora querer recuperar terreno. O Clipchamp pode não ser ainda um concorrente do iMovie, mas permite fazer edição de vídeo de forma bastante mais eficiente que o velho Movie Maker, podendo aproveitar a potência do GPU, e incluindo mais de um milhão de clips de vídeo que poderão ser utilizados pelos utilizadores, e um sistema de text-to-speech que utiliza a cloud Azure para vozes de alta qualidade.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro joystick foi criado em 1926 por C. B. Mirick no U.S. Naval Research Laboratory nos EUA, tendo sido concebido para controlar aviões remotamente.


2 comentários:

  1. Esse Clipchamp poderá ser instalado em Windows 10?
    🤔🤔

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, já vi que é coisa que funciona no navegador.

      Resta saber se todos poderão ter acesso a exportação de vídeos sem marcas de água e com resolução superior a 480ppp.

      Eliminar