2022/03/20

Samsung confirma problemas na produção de chips

Além do abrandamento dos seus chips, a Samsung revela também problemas na produção de chips sub 5nm.

A Samsung foi recentemente (e novamente!) apanhada a alterar o desempenho dos seus chips, valendo-lhe a expulsão das tabelas do benchmark Geekbench. Desta vez por motivos completamente opostos aos de outros tempos: em vez de aplicar overclock às apps de benchmarks, a Samsung foi apanhada a abrandar milhares de jogos e apps, para que os seus chips não aqueçam demasiado nem tenham consumos excessivos.

Se por um lado isso revela que os chips da Samsung poderão não estar a acompanhar a eficiência de chips concorrentes, há também outro aspecto que já foi revelado pela Samsung: a de que a sua produção de chips de 5 nm e mais avançados não está a correr tão bem quanto o desejado.
Segundo alguns relatos, a taxa de sucesso na produção dos Snapdragon 8 Gen 1 - que é fabricado pela Samsung usando um processo de fabrico de 4 nm - é de apenas 35%. Um valor muito baixo e que estará a fazer com que a Qualcomm esteja a pensar transferir a produção da sua próxima geração de chips (de 3 nm) para a TSMC.

O processo de produção de chips é algo extremamente complexo e demorado, podendo chegar a vários meses para os chips de maior complexidade, e onde qualquer erro, ou até uma simples partícula de pó, pode arruinar todo o trabalho.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)