2022/04/27

Notícias do dia

Tesla vende Model Y usados mais caros que novos; WhatsApp vai deixar guardar mensagens temporárias; Android 13 beta 1 já disponível; Chrome OS com janelas flutuantes fixáveis no topo; e malware Emotnet com bug que impedia infecções.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Ockred de tamanho compacto.

Musk continua "censurado" nos Tweets sobre a Tesla

Elon Musk viu negado o pedido para revogar a decisão que obriga que os seus tweets sobre a Tesla sejam primeiro aprovados por um comité da empresa. Uma "censura" imposta pelo SEC norte-americano depois de um tweet que dizia que Musk iria privatizar a empresa e que fez com que as acções da Tesla subissem de valor.

Em resultado disso, Musk deve que deixar de ser presidente da Tesla, pagou uma multa de 20 milhões de dólares, e ficou condicionado a ter supervisão nos tweets que fizer sobre a Tesla - algo que ele acusar ser uma forma de assédio do SEC sobre si, mas que ainda não foi suficiente para convencer os tribunais, com o juiz a dizer que até era irónico Musk estar a alegar que isto viola a sua "liberdade de expressão".


Twitter bloqueia alterações para evitar retaliações de funcionários

A aquisisção do Twitter por Elon Musk continua a gerar polémica, mas foi uma polémica antecipada pelo próprio Twitter, que bloqueou todas as alterações durante esta fase de aquisição, para evitar que funcionários descontentes pudessem sabotar o serviço em retaliação.

Uma medida preventiva que terá sido acertada (da perspectiva da empresa), já que até chegou a aparecer no GitHub um projecto que dizia ser o "algoritmo" do Twitter - que rapidamnente foi removido - e que potencialmente foi feito de forma irónica tendo em conta a promessa de Elon Musk de garantir a "liberdade de expressão" no Twitter e uma maior transparência. Uma visão que alguns acusam poderá vir a promover os extremismos em diversas regiões do mundo - enquanto outros referem que assim Musk terá acesso às mensagens privadas de todos os utilizadores, podendo espreitar o que andam a dizer rivais como Jeff Bezos e outros.


YouTube aplica publicidade aos Shorts

Relembrando que os serviços online não existem para nos dar coisas gratuitas, o YouTube acha que a sua proposta anti-TikTok, os Shorts, já estão suficientemente amadurecidos para começarem a levar com publicidade em cima.

O YouTube diz que tem tido bom feedback relativamente às publicidades que vai apresentando, e que incluem coisas como a promoção de apps com possibilidade de instalação directa pelos utilizadores - um pouco ao estilo das publicidades que se está habituado a ver em muitos jogos gratuitos e free-to-play, que às vezes mais parecem ser apenas um veículo para a apresentação de publicidade.


Apple lança programa de reparações self-service

Tal como tinha prometido, a Apple está a começar a disponibilizar peças de substituição oficiais, como baterias e ecrãs, para quem quiser fazer as reparações de iPhones sem recorrer ao centros de assistência.

No entanto, os preços das peças acabam por ser bastante próximos daqueles que são cobrados pela reparação no centros oficiais, pelo que a medida - apesar de positiva e bem-vinda - acabará por não ser assim tão "bom negócio" quanto se pudesse imaginar. Quando muito, servirá apenas para incentivar os possuidores a recorrerem aos centros. Quem quiser as reparações baratas terá que continuar a recorrer às peças não oficiais, que vão ficando cada vez mais bloqueadas, devido aos sistemas que a Apple utiliza para validar os componentes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O IBM PC original vinha com uma placa gráfica CGA, com 16 KB de memória, e permitia uma resolução máxima de 640x200 pixeis com 2 cores. Quem desejasse mais cores podia optar por um modo de 4 cores com 320x200 pixeis, ou 16 cores numa resolução de 160x100 pixeis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)