2022/05/10

Notícias do dia

Alqueva tem o maior parque solar flutuante na Europa e entra em funcionamento este Verão; DJI revela Mini 3 Pro; TikTok expande "amigos" para uma experiência mais pessoal; Tesla corrige sobre-aquecimento do CPU em 130 mil automóveis; e Costa Rica declara emergência nacional após ataque de ransomware.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Apple anuncia fim da era iPod

A Apple anunciou o fim da produção do iPod Touch, sinalizando o fim de uma era.

O iPod foi responsável pelo ressurgimento da Apple como gigante tecnológico, com o seu sucesso a abrir caminho para a sua entrada nos smartphones com um tal de iPhone que muitos ridicularizaram no início. O iPod foi-se mantendo, embora na sua última versão "iPod Touch" já fosse um iPhone sem a parte do telefone - o que também já fazia adivinhar que os seus dias estariam contados. E assim é, chegando agora ao fim, com a Apple a dirigir os clientes que quiserem continuar a ouvir músicva para os iPhones e Apple Watch. Ainda assim, recordo com saudades os tempos do iPod Nano, especialmente o modelo de 6ª geração com formato ultra-compacto e com ecrã "total".


PS5 com pouco stock até 2023

Encontrar uma Sony PS5 tem sido complicado, a situação deverá manter-se até 2023 pelo menos - diz a Sony.

A Sony é mais uma das empresas que tem sido prejudicada pela falta global de componentes. Inicialmente previa produzir 16 milhões de unidades o ano passado, mas acabou por só conseguir produzir 11.5 milhões. Para este ano, a Sony diz já ter quase garantida a produção de 18 milhões de consolas, mas há que receie que a empresa esteja a ser demasiado optimista e volte a ser forçada a reduzir esse número nos próximos meses, tal como aconteceu o ano passado. O que é certo, é que quem quiser uma PS5, deverá continuar a ter grande dificuldade em encontrar uma.


NiceHash desbloqueia GPUs Nvidia para cryptomining

O NiceHash diz ter conseguido desbloquear o desempenho total dos GPUs Nvidia para minerar criptomoedas.

A Nvidia começou a limitar o uso dos seus GPUs para as criptomoedas, como forma de tentar assegurar que as placas gráficas chegariam aos utilizadores que as querem utilizar para jogos em vez de serem açambarcadas por quem as usa para o cryptomining. Uma medida polémica, que impedia que os seus compradores as usassem para o fim que quisessem, mas que parece ter sido resolvida pelo NiceHash, que fornece um sistema "fácil" de cryptomining tirando partido do CPU e GPU que se tiver.

Com a mais recente versão do NiceHash QuickMiner, os GPUs da série RTX 3000 passam a ser viáveis para esta função, mas não abrangendo os mais recentes (RTX 3050 e RTX 3080 de 12GB) que já usam um sistema mais recente do limitador. Por outro lado, as criptomoedas têm estado em valores mínimos, pelo que mesmo assim poderá não se justificar a mineração em casa.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Amstrad era uma empresa britânica fundada em 1968 e que acabou por conquistar bastante sucesso nos micro-computadores e computadores pessoais na década de 80 e 90 - tendo até comprado os direitos sobre o ZX Spectrum e lançado os ZX Spectrum +2 com leitor de cassetes integrado e o ZX Spectrum +3 com disquetes. Acabou por ser absorvida pela BSkyB e, 2007, para quem produzia as "set top boxes".

3 comentários:

  1. Viva Carlos. Tenho reparado, nas últimas semanas, tanto via app ou site, que os posts só estão visíveis horas depois de serem publicados. Ainda hoje, as 14:40 ainda não havia nenhum do dia e, de repente, aparecem todos. Já confirmei via PC e via smartphone. Não tens tido queixas? Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo. Também me está a acontecer há algumas semanas.

      Eliminar
    2. Por RSS Feed não tenho queixa.

      Eliminar