2022/07/27

Análise ao Huawei Watch GT Runner

Numa altura em que as actividades desportivas começam a ganhar cada vez mais adeptos, a Huawei procura testar um novo segmento de mercado com o Watch GT, fazendo a ponte entre os smartwatch para os amantes da tecnologia, com o relógios pensados para apoiar a prática de exercício físico.


Unboxing


Dentro da caixa de cartão, surge o smartwatch em primeiro plano.


Retirada uma divisória em papel, é dado acesso à zona onde os acessórios estão acondicionados.


O Watch GT Runner vem acompanhado de uma pulseira suplente, documentação de referência e um cabo USB com base para carregamento.

O Huawei Watch GT Runner



Como a própria designação indica, este smartwatch foi pensado para quem gosta de praticar actividades desportivas. O corpo, num polímero de fibras com acabamento de cerâmica e a coroa em alumínio-titânio resultam em 38,5g de peso, segundo a marca, 10% inferior ao Watch GT 3, o que na prática se resume a umas meras 4g. 

O corpo apresenta-se como um conjunto sólido, com a coroa a dar-lhe um toque de algum requinte, o qual contudo não é suficiente para elevar a qualidade global do produto para os níveis a que a Huawei tem habituado os seus clientes. Falta-lhe aquele toque que tem sido marca nos produtos da marca, com o polímero a dar um aspecto de relógio de gama de entrada, algo que facilmente poderá ser revisto com outro tipo de linhas ou acabamento, como já é o caso do botão circular que se encontra na lateral do corpo.


É nesta zona lateral que se encontra a saída de som e um segundo botão, que ao contrário do circular que permite um movimento de rotação, só é accionado por pressão. 


Na zona inferior, a base para o carregamento sem fios.


A grande diferença em termos de peso face aos modelos tradicionais, está na bracelete em borracha, com uma linha de furos que contribui para a redução de peso global do conjunto. 


Ainda no que diz respeito à bracelete, nota positiva para o sistema de bloqueio, que permite remover/instalar o conjunto com facilidade, algo sempre útil, ainda mais quando o relógio será alvo de limpeza frequente, fruto da actividade desportiva.


A peça que junta as duas braceletes apresenta um pormenor bem conseguido, com uma pequena saliência a facilitar o bloqueio, ao inserir-se nos buracos da bracelete.


O ecrã AMOLED com 1,43” apresenta uma resolução 466 x 466 (HD). Suporta detecção de toque, sendo os gestos uma alternativa aos botões laterais.

Em termos de sensores conta com :
Acelerómetro
Giroscópio
Geomagnetico
Cardíaco óptico
Pressão do ar


O sistema de GPS com dupla antena é notoriamente mais eficiente, conseguindo bloquear o sinal em poucos segundos. O registo da actividade física é efectuado de forma precisa, não havendo desvios face à prestação real do utilizador. 

Conta com resistência até 5 atmosferas, o que equivale a cerca de 50 metros de profundidade. Esta capacidade de resistência à água será particularmente interessante no final da prática desportiva, com o relógio a poder ser limpo sem preocupações.

O carregamento pode ser feito através da base fornecida pela marca, ou recorrendo a outro carregador sem fios que já possuam. Uma carga completa leva cerca de 3 horas, registo bem mais lento do que os primeiros modelos da marca disponibilizavam.

No que diz respeito a autonomia, a marca avança com 14 dias, registo muito superior ao obtido nos testes que realizamos. Com ecrã sempre ligado, notificações, registo do sono e cerca de 3 horas de actividade física por semana, o Watch GT Runner disponibilizou cerca de quatro dias e meio de autonomia.


Em termos de software, convidamos o leitor(a) a revisitar a análise do Huawei Watch 3, visto este Watch GT Runner se apresentar com a mesma versão do HarmonyOS. 

Decorrente da situação que a Huawei continua a atravessar, a instalação da aplicação “Saúde” terá de ser feita extra Google Play ou Apple Store. É um inconveniente que a marca chinesa acaba por virar a seu favor, apresentando um produto que funciona tanto com iOS, como Android, conseguindo abranger um vasto leque de smartphones, não ficando limitado a uma marca. 




O registo do sono é uma das funcionalidades apresentada, com o smartwatch e a aplicação a apresentarem um relatório diário, com detalhes sobre o tempo de descanso.


Este smartwatch suporta 100 modos de treino, entre os quais 17 modos de treino profissionais, 12 treinos ao ar livre (corrida, caminhada, alpinismo, caminhadas, cross-country, ciclismo, natação ao ar livre, triatlo, ski, snowboard e golfe) e 7 treinos de interior (caminhada, corrida, ciclismo, natação em piscina, treino livre, máquina elíptica e máquina de remo).





Toda a gestão do smartwatch é efectuada através da aplicação saúde, contando com um separador destinado ao treino, onde poderão escolher uma das muitas opções pré-definidas. Estes planos de treino só são compatíveis com a mais recente geração de smartwatch da Huawei (Watch GT3 e Watch GT Runner), com as sessões de treino a serem passadas para o relógio com uma periodicidade semanal, podendo o smartwatch ser utilizado de forma independente. No caso de um equipamento (smartwatch) de geração anterior, o treino é controlado na aplicação-smartphone, havendo que iniciar a sessão de treino nesta última e só posteriormente é que o smartwatch começa a controlar o exercício, ficando sempre dependente do smartphone para dar continuidade à secção seguinte de exercício.








O registo do treino é apresentado uma única vez no smartwatch, posterior consulta só na aplicação saúde. O desempenho é analisado numa base semanal, sendo as sessões de treino revistas em conformidade com a prestação do utilizador. 


No teste que efectuamos, este ajuste acabou por ficar aquém do desejado, com a aplicação a não propor novos tempos em função dos registos obtidos. No caso em questão, dois treinos intermédios, com um tempo inferior ao objectivo final, não foram suficientes para a aplicação propor um novo tempo-objectivo em conformidade com a prestação dos treinos.

 De referir ainda que no plano que testámos (5 Km), na maioria das vezes o controlo do desempenho foi feito com base na pulsação, algo que terá de ser revisto pelo marca, pois efectuar uma medição após um minuto de treino dificilmente poderá dar os resultados pretendidos.   

Apreciação final


A aplicação Saúde tem uma grande margem de evolução para atingir os níveis de outras soluções que dominam o sector. De referir que uma das lacunas mais criticadas já foi resolvida, através de uma funcionalidade que permite exportar os dados (sessão a sessão) para um formato GPX, TCH ou KML, passível de ser importado em apps como o Strava.

Nota positiva para a bracelete e para o sistema de fixação. Já os materiais utilizados no bloco do smartwatch, sendo mais leves que a versão Watch GT3, não o são de forma significativa, havendo ainda que elevar o aspecto estético para os níveis que a marca tem vindo a apresentar nos seus produtos.

Como primeira abordagem a um novo segmento de mercado, este Huawei Watch GT Runner constitui-se como uma boa base de partida, mas há ainda um longo caminho a percorrer, razão pela qual sai desta análise com um “Morno”. 

O preço de lançamento já sofreu uma correcção, com o smartwatch a poder ser encontrado no mercado nacional por um preço na casa dos 270 euros, havendo casos em que se encontra por um valor bastante inferior. Se o encontrarem por 170€, não há que enganar, é aproveitar a oportunidade, como é o caso da Amazon, à altura da publicação deste artigo. 



Huawei Watch GT Runner
Morno

Prós
  • Multi-Plataforma
  • Bracelete muito prática

Contras
  • Preço de lançamento
  • Funcionalidades de treino ainda "cruas"


Huawei Watch GT Runner
Morno (3/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)