2022/08/24

iOS 16 vai permitir apagar Apple Wallet

Detalhes descobertos no iPadOS 16.1 revelam que a Apple irá permitir desinstalar a app Apple Wallet, potencialmente em resposta às exigências europeias.

Relutantemente, a Apple lá parece começar a resignar-se às exigências europeias, embora ainda esteja por determinar qual o impacto concreto dessas medidas. A UE tem em curso uma série de exigências para a abertura das plataformas, tanto a nível do iOS como da App Store e até dos serviços como o iMessage e Facetime, e também abragendo os pagamentos. E podemos estar a ver os primeiros sinais disso.

O iPadOS 16.1 contém referências à possibilidade de se desinstalar a app Apple Wallet, que até agora era uma app de sistema que não podia ser removida; potencialmente em antecipação à exigência de que a Apple tem que permitir sistemas de pagamento concorrentes.

A grande questão é que, ao estilo do clássico Wishmaster de 1997, a Apple tem a tendência de cumprir os "desejos" da pior forma possível: como quando manteve a comissão exagerada em resposta ao pedido para permitir pagamentos externos nas apps. Pelo que, não será de assumir outro coisa neste campo das "wallets", provavelmente optando por complicar ao máximo a vida dos utilizadores (e serviços concorrentes). Veremos daqui por mais algumas semanas, quando o iOS 16 chegar e, a mais longo prazo, quando a legislação da UE que obriga a essa maior abertura entrar em vigor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)