2022/08/23

Notícias do dia

Para quando os alertas via Cell Broadcast em Portugal; Nothing Phone (1) sem Android 13 este ano; YouTube TV vai deixar ver quatro vídeos em simultâneo; Microsoft vai simplificar nomes de actualizações do Windows 11; e Google ganha caso e mantém links na Austrália.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um transmissor BT - FM para o carro.

Universidade não pode espiar quarto dos alunos

Um tribunal nos EUA deu razão a um aluno que processou a Cleveland State University por exigir que mostrasse o seu quarto antes de fazer um exame online. O aluno achou que a medida era abusiva e violava o seu direito à privacidade, e o juiz deu-lhe razão, dizendo que essa exigência é inconstitucional.

Nos EUA têm sido frequentes as críticas aos sistemas de monitorização dos alunos durante provas remotas, que analisam todos os movimentos dos alunos - até para onde estão a olhar. E, neste caso, que até querem vigiar mais do que o aluno, registando também tudo o que possa existir na mesma divisão.


LG lança mesa purificadora de ar

A LG pode ter abandonado os smartphones mas não deixa de apostar em produtos curiosos e algo incomuns, como é o caso desta nova gama PuriCare Objet Collection Aero Furniture.

Trata-se de um purificador de ar, que também é uma mesa, e que ainda inclui iluminação e também um carregador wireless, para que se torne numa peça única e não muito fácil de descrever. O seu design e cores podem não atrair todos, mas poderão fazer sucesso entre quem tiver espaço limitado e agradecer ter todas essas funcionalidades num só produto.


Executivo da Binance diz que fraudes foram cometidas por um deepfake

Depois da preocupação com os deepfakes a serem usados para cenas "para adultos", eis que também passam a poder ser usados como desculpa ou defesa. Quem o faz é Patrick Hillmann, Chief Communications Officer da Binance, que diz que os vídeos em que aparece a aliciar empresas de criptomoedas não eram ele mas sim um deepfake gerado por hackers.

Se por agora ainda será relativamente fácil determinar se efectivamente se trata de um vídeo real ou deepfake, sem dúvida que no futuro as coisas poderão tornar-se mais complicadas, para todo o tipo de situações. E uma delas será precisamente para potenciais culpados tentarem desvalorizar provas em vídeo, dizendo que não são eles nas imagens.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O standard de carregamento wireless Qi foi criado em 2008 pelo Wireless Power Consortium. Em 2022 conta com o apoio de quase 500 fabricantes, incluindo a Apple, Asus, Google, Huawei, LG, Samsung, Xiaomi e outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)