2022/08/13

Stability AI gera imagens via AI sem limitações éticas

Tal como se previa, a geração de imagens "falsas" via A.I. começa a ficar mais acessível, e poderá complicar as coisas nesta era de fake news.

Nos últimos tempos temos visto sistemas de AI com capacidades impressionantes, e entre eles encontram-se os sistemas estilo Dall-E e Imagen, capazes de criar imagens bastante detalhadas a partir de uma descrição. Esses sistemas têm tido acesso limitado a investigadores, e embora existam variantes públicas mais básicas, como o Craiyon, todos eles optam por bloquear a criação de imagens de tópicos sensíveis.

Mas, já se sabia que seria uma questão de tempo até que essas limitações fossem levantadas, e é precisamente isso que acontece no Stability Diffusion da Stability AI. Este sistema não aplica tantas restrições e permite criar imagens de figuras públicas, com nudez, e tudo o mais que se desejar.
Obama e Hitler gerados pelo Stability Diffusion.
Boris Johnson e imagens "sexy" geradas pelo Stability Diffusion.

Com este sistema, que pode gerar imagens em segundos num computador pessoal equipado com um GPU decente, ou em poucos minutos em hardware mais modesto, é também fácil criar imagens para acompanhar todo o tipo de fake news, como demonstrações inexistentes, políticos em situações constrangedoras, cenários de guerra, etc.

E se por agora estas imagens ainda costumam ter inúmeros pormenores que denunciam a sua falsidade, será também uma questão de tempo até que a sua qualidade seja praticamente indistinguível de imagens reais, e - num futuro mais distante - até possibilitem a criação de vídeos falsos.

Felizmente, os avanços da indústria dos efeitos digitais no cinema e TV já nos "educou" para não acreditar em tudo o que se pode ver num ecrã. Mas, sabendo-se as enormes divisões e polémicas geradas pelas fake news, é de prever que o cenário se possa agravar ainda mais nos próximos anos, antes de - eventualmente - melhorar.


Actualização: Já temos um fantástico vídeo de uma viagem pelo tempo com imagens geradas por esta AI.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)