2022/09/14

Aalyria Technologies quer aproveitar tecnologia do Project Loon

A Google abandonou o seu projecto Loon de internet via balões, mas alguns dos engenheiros querem aproveitar as tecnologias que foram desenvolvidas.

O Project Loon queria criar uma rede de comunicações usando balões, bastante mais económicos que os satélites, e conseguiu fazer coisas notáveis como manter os balões no ar durante mais de 300 dias, e conseguindo uma surpreendente precisão na sua navegação (ter em conta que estamos a falar de balões sem qualquer tipo de propulsão, que apenas podiam ajustar a sua altitude e aproveitar os ventos existentes. A Google acabou por abandonar o projecto, mas a sua tecnologia pode perdurar.

Um grupo de veteranos saiu da Google e criou a Aalyria Technologies, e agora está a promover a utilização de um sistema capaz de gerir redes complexas, com pontos móveis e comunicações directamente entre eles usando lasers.

É algo que poderá ser utilizado em satélites (algo que a SpaceX já está a fazer na rede Starlink), mas que é bem mais complexo do que se possa imaginar. Tradicionalmente, os satélites servem apenas como ponto de repetição entre dois locais no solo. Ao permitir a comunicação directa entre satélites, dispensa a necessidade dessas estações terrestres, mas obriga a todo um complexo sistema de reencaminhar os dados seguindo as rotas mais eficientes, o que é uma grande "aventura" quando existem centenas ou milhares de elementos móveis numa rede dinâmica.

Não é algo com que o público em geral se tenha que preocupar ao utilizar os seus smartphones com as prometidas ligações via satélite, mas é algo que ajudará a tornar essas redes mais eficientes e comuns.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)