2022/09/27

Notícias do dia

PayPal deixa de suportar custos de devolução; WhatsApp com links para chamadas; Google Discover e Search com sites em janelas; como fazer multitasking num Xiaomi com MIUI 13; e Garmin inReach Messenger envia mensagens via satélite.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um suporte magnético para o carro.

Google ainda não usa icons do Android 13 em todas as suas apps

Uma das novidades do Android 13 é o suporte para temas nos icons das apps, mas a Google ainda não está a usar esse novo sistema para grande parte das suas apps, usando um sistema exclusivo dos Pixel.

Quando se tenta utilizar os temas num smartphone não Pixel, o resultado é caótico, com algumas apps da Google a adoptarem correctamente o tema desejado, mas muitas outras a manterem o icon original.
É certo que, com o vagaroso ritmo de adopção das novas versões de Android (o Android 12 só recentemente começou a aparecer nas tabelas!) a Google ainda tem muito tempo pela frente para resolver estes pormenores.


Emulador de jogos Windows Phone para Android

A rápida evolução tecnológica faz com que, inevitavelmente, as plataformas desapareçam no esquecimento. Mas, há sempre a possibilidade de as fazer regressar via emuladores. É precisamente isso que está a ser feito para quem quiser revisitar alguns dos jogos do Windows Phone.

Embora este emulador WPR esteja ainda numa fase inicial de desenvolvimento, conta já com mais de uma dezena de jogos que incluem títulos como:
  • Earthworm Jim
  • Zuma's revenge
  • Plant vs zombie
  • The Sims 3
  • Civilization Revolution
  • I love Katamari
  • Fruit Ninja
  • Tower Bloxx
  • Brain Challenge
  • e outros.

Embora alguns deles possam continuar a existir em novas versões nas plataformas actuais, este tipo de projecto torna-se indispensável para se poder revisitar os jogos que só foram disponibilizados para aquela plataforma.


Android Auto mais versátil

A Google está a expandir as capacidade do que é possível fazer no Android Auto, agora com secções de widgets que não só se podem ajustar para ocupar mais / menos tamanho, como também disponibilizar múltiplas páginas em cada uma delas.

Por exemplo, no caso do Spotify, não só se pode ver a música actual com os controlos habituais, como também deslizar para uma segunda página onde se tem acesso a recomendações.

Não será fácil manter o equilíbrio entre o que será "útil e prático" e aquilo que começa a entrar numa área de "distracção exagerada" para o condutor, mas ter mais opções disponíveis será sempre positivo... desde que as apps as utilizem com a devida moderação.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um jogo em resolução 4K (3840 x 2160) obriga a que o computador ou consola calculem os valores de quase 8.3 milhões de pixeis em cada frame, o que para um jogo a 60 fps representa quase 500 milhões de pixeis por segundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)