2022/10/14

Notícias do dia

Operadora TRES(3) promete serviço a preço de custo e serviço de telefone privado que evita revelar números de telefone dos clientes; Pixel Watch afinal suporta carregamento wireless - ou quase; óculos da Apple com reconhecimento da íris para autenticação; Signal vai abandonar SMS nos Android; e Google muda publicidade para "sponsored" nas pesquisas mobile.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Ockred de 10000 mAh.

SpaceX quer que alguém pague conta do Starlink na Ucrânia

Elon Musk e a SpaceX vieram dizer que não podem continuar a fornecer o serviço Starlink gratuitamente na Ucrânia, que já custou cerca de $100M à empresa.

Embora alguns terminais tenham sido pagos por diferentes entidades, a maioria foi disponibilizada pela SpaceX; e, a par de uma utilização bastante intensiva do serviço, Musk diz ser insustentável providenciar algo que custaria centenas de milhões de dólares por ano. Por isso, pede que seja o Pentágono, ou outros aliados, a pagarem a conta.


Como em quase tudo que Elon Musk faz, os campos dividem-se: de um lado os que o criticam, dizendo que apenas "doou" o serviço para agora ir facturar com isso; do outro, os que compreendem a posição de uma empresa privada não poder estar a sustentar indefinidamente as comunicações de um país em guerra.


Meta vai usar eye-tracking para publicidade


Os óculos Meta Quest Pro vêm com eye-tracking, e não será surpresa que a empresa de Mark Zuckerberg já esteja a referir que irá recolher esses dados e poderá utilizá-los para efeitos de publicidade.

Sem dúvida que Zuckerberg terá como objectivo fazer algo como o que era antecipado no filme Minority Report, com publicidade personalizada para cada pessoa reconhecida através dos seus olhos, e enquanto não o consegue fazer no mundo real, começará por fazê-lo nos mundos virtuais.



iOS 16 ganha teclado DVORAK

A Apple decidiu adicionar uma pequena curiosidade (ou utilidade) no teclado do iOS 16: a opção de um teclado DVORAK. O DVORAK que tem uma disposição das teclas diferentes do mais popular QWERTY, e que visa facilitar o processo de escrita, colocando as vogais do lado esquerdo na fila central, e as consoantes mais usadas do lado direito, de modo a que a escrita ficasse sempre repartida pelas duas mãos de forma mais ergonómica.

Como sempre, será necessário um período de adaptação para quem estiver "formatado" na utilização dos teclados QWERTY, mas os apologistas do DVORAK garantem que é um teclado bastante mais funcional. Resta saber se as suas vantagens em termos de posicionamento nos teclados físicos se traduzem na transferência para um teclado touchscreen.

Aliás, seria curioso ver que tipo de disposição de letras teria um teclado optimizado para escrita "swype", se deixássemos uma AI tomar conta disso para encontrar o posicionamento mais eficiente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A disposição das teclas Dvorak foi patenteada em 1936 por August Dvorak e o seu cunhado William Dealey. Apesar de ser apresentado como alternativa superior à disposição QWERTY tradicional nos teclados, nunca conseguiu ganhar a tracção necessária para se tornar numa opção popular.


1 comentário:

  1. O próprio Musk já fez o trabalho de casa e concluiu que metade da Ucrânia é pro-Rússia.
    Consequentemente, o envolvimento da "comunidade internacional" nesta guerra é injustificável.

    Assim que o inverno chegar e o pessoal começar a "bater com o dente", quero ver quantas bandeiras amarelas e azuis vão permanecer no Twitters desta vida.

    ResponderEliminar