2022/10/20

Notícias do dia

Apoio de €125 entope sites dos bancos em Portugal; Apple suspende produção do iPhone 14 Plus; teclado do iPad Pro custa tanto como um iPad; Google revela Android 13 Go Edition; Google moderniza Family Link com notificações de locais como casa e escola.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini. Estamos também a celebrar o nosso 15º aniversário com a oferta de um Xiaomi Redmi 10.

Pixel Watch desmontado pelo iFixit

O Pixel Watch da Google já revelou o que tem no interior, graças a mais uma sessão de desmontagem do iFixit.

O smartwatch permite substituir o ecrã, mas de forma mais complicada do que seria desejado, obrigando a remover a bateria para se ter acesso à ficha do ecrã. É também criticada uma aparente falta de cuidado na colocação dos componentes, que faz com que o Pixel Watch pareça um produto feito à pressa.

Por esclarecer ficam os relatos de que a própria Google se tem recusado a fazer reparações de ecrãs partidos, esperando que os clientes comprem um relógio novo.




Intel Core i9-13900K e i5-13600K

Com os mais recentes Intel Core i9-13900K e i5-13600K Raptor lake volta a ter argumentos para fazer frente aos mais recentes chips da AMD.

A situação demonstra bem a necessidade de haver concorrência saudável no sector, para que não se fique num ponto de estagnação como aquele em que a Intel se manteve enquanto teve liderança confortável sobre a AMD. Agora, depois de um ligeiro atraso, mostra que ainda tem capacidade de reagir e lançar chips competitivos, com o Core i9-13900K a ser orientado para quem procura o máximo desempenho sem olhar a custos, e o i5-13600K para quem preferir poupar alguns euros para aplicar no resto dos componentes (e, na verdade, resultando em melhor relação qualidade/preço).


Meta lança tradutor para linguagens não-escritas

Existem milhares de línguas utilizadas no mundo que não têm componente escrita, e a Meta criou um tradutor que é capaz de lidar com elas.

A tradução de linguagens não escritas oferece dificuldades adicionais, já que os processos de tradução convencionais dependem do processo de conversão da voz em texto, e depois da sua tradução para outra linguagem escrita, antes de ser convertidos novamente em voz. Mas, mesmo sem componente escrita oficial, o sistema da Meta consegue converter estas linguagens numa representação intermédia que possibilita a sua tradução.


WOO lança eSIM 100% digital

Ainda recentemente falávmos dos eSIM ainda não serem tão fáceis de utilizar como se desejaria, e eis que a WOO dá passos nesse sentido.
A WOO é a primeira operadora a lançar em Portugal o eSIM 100% Digital, tornando o processo de adesão a um tarifário totalmente digital e imediato através da App. Para além do cartão SIM ser desmaterializado, deixa de haver necessidade de qualquer componente material – como a disponibilização de códigos em papel ou deslocação a pontos de venda – passando este processo a ser 100% digital e imediato.

Para que todas as pessoas possam comprovar a rapidez e simplicidade deste processo, a WOO está a oferecer 30 dias de experimentação grátis do serviço, com 15 gigas de dados e sem compromisso. Para aderir, basta aceder a www.woo.pt/gigas e instalar a app da WOO. Neste momento, o eSIM está disponível apenas para equipamentos Apple – iPhones superiores ao XS – esperando-se que, em breve, sejam incluídos equipamentos Android.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As cassetes áudio foram inventadas pela Philips em 1962, acabando por se tornar num standard depois da Sony ter convencido a Philips a licenciar-lhes o formato gratuitamente e contribuindo para a sua disseminação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)