2022/10/24

Notícias do dia

Proposta de lei nos EUA quer proibir subscrição de funcionalidades nos automóveis; Palette.fm coloriza fotos usando AI; como limpar o espaço ocupado pelo WhatsApp; Apple Watch ajudou a detectar cancro em criança; Elon Musk refreia promessas sobre FSD - mas continua a dizer "para o ano"; final de House of the Dragon chega à internet antes de estrear na HBO; e falha do Windows deixa passar ficheiros javascript maliciosos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini. Estamos também a celebrar o nosso 15º aniversário com a oferta de um Xiaomi Redmi 10.

Videojogos melhoram memória e coordenação motora nas crianças

Um novo estudo avaliou as diferenças entre crianças de 9 e 10 anos que jogavam videojogos e outras que não jogavam, descobrindo que o grupo que jogava pelo menos 21 horas por semana obteve resultados melhores a nível de testes de memória e coordenação motora.

Porque os videojogos são também muitas vezes apontados como a causa de certos comportamentos violentos, é também relevante que tenha sido analisada a saúde mental de ambos os grupos, não tendo sido detectada qualquer diferença a esse nível entre quem joga e quem não joga videojogos.


Sonos recua em actualização que alterava volume

Vivemos tempos curiosos, em que não só nos temos que preocupar com os potenciais bugs que uma actualização do sistema operativo ou de uma app poderá trazer, como também as actualizações de colunas poderem afectar o panorama sonoro que foi cuidadosamente afinado ao gosto de cada um.

Uma actualização da Sonos prometia melhor claridade dos diálogos, mas foi rapidamente criticada pelos clientes por ter atenuado o o volume dos sons graves de forma notória. Em resultado disso, a Sonos promete uma nova actualização que supostamente irá manter a "claridade" mas sem afectar o volume dos sons graves.

Chamem-me antiquado, mas por muito fãs das tecnologias que seja, prefiro que as minhas colunas de som sejam completamente burras e sem necessidade de qualquer actualização.


Intensifica-se "guerra dos chips" entre EUA e China

Depois dos bloqueios a inúmeras empresas, como a Huawei, os EUA continuam a expandir as medidas que visam restringir a capacidade da China fazer evoluir a sua capacidade de produção de chips de última geração.

As coisas começam a atingir níveis que parecem ser insustentáveis, com a YMTC chinesa, que se dedica à produção de chips de memória, a pedir aos funcionários norte-americanos que deixem a empresa em resultado das últimas medidas impostas. As novas regras exigem que qualquer indivíduo ou empresa obtenha autorização especial para poder trabalhar em qualquer posiçãp relacionada com a produção de chips na China; juntando-se a outras que já restringiam o fornecimento de equipamento ou tecnologia para esse fim.


DrawAnyone recria selfies via AI

Como se previa, os sistemas de geração de imagem via AI têm-se alastrado para todas as áreas, da criação de imagens imaginadas à colorização de fotos a preto e branco, e agora também à criação de retratos em diferentes estilos.

O DrawAnynone utiliza o Stable Diffusion para, com base numa foto de um rosto, recriar uma selfie em qualquer estilo que se deseje. Não será descabido que, a seu tempo, este seja um serviço disponibilizado de origem por apps no momento de criar a foto de perfil, ao estilo dos filtros e efeitos actuais que são disponibilizados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: A primeira câmara digital foi criada pela Kodak em 1975 com um sensor CCD. Pesava vários quilos e tinha uma fantástica resolução de 0.01 Megapixeis, a preto e branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)