2022/12/26

Notícias do dia

Linux dá salto para os 40% entre os developers; Home Assistant prepara assistente de voz local em 2023; como se comportam os assistentes actuais Google Assistant vs Siri vs Alexa vs Bixby; condutor culpa Tesla FSD de colisão em cadeia nos EUA; Califórnia proíbe designação "Full Self Driving" enganadora nos automóveis; e hackers roubaram os "cofres" do LastPass com as passwords dos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas.

Tesla Model S recusa-se a carregar ao frio

Domenick Nati, apresentador de rádio nos EUA, está a ter direito aos seus 15 minutos de fama na internet - pelos piores motivos. Na véspera de Natal, ficou encravado na estrada quando o seu Model S se recusou a carregar num posto Supercharger.

O problema está a ser atribuído à temperatura reduzida (-7°C), com o carro a ter ficado na indicação de que estava a aquecer as baterias para o carregamento, mas nunca saindo desse fase. Mas, a verdade é que muitos outros utilizadores depressa referiram ter carregado os seus carros em circunstâncias idênticas, e até a temperaturas inferiores, sem qualquer problema, o que faz pensar que se trate um problema com este Model S e não um problema generalizado. De qualquer forma, também é referido a frustração de tentar contactar a Tesla para que fizessem um diagnóstico e potencialmente pudessem identificar ou corrigir o problema remotamente.


Covid volta a atrasar produção da Apple na China

As novas vagas de Covid na China tem causado nova ronda de perturbações em todos os níveis, incluindo o das linhas de produção de empresas como a Foxconn, responsáveis por produzir a maioria dos iPhones da Apple.

A Apple já tinha antecipado atrasos na entrega dos iPhones 14 Pro, mas o cenário na China parece estar longe de ficar regularizado, especialmente depois de terem havido manifestações que exigiram o fim das restrições aplicadas, e que agora parecem estar a contribuir para novas vagas Covid cujos efeitos vão contagiando as indústrias. Há relatos de que tem havido imensas pessoas a faltarem ao trabalho, colocando em risco toda a cadeia de produção, e sem que exista ainda um prazo para o regresso à normalidade. Algumas estimativas apontam para um milhão de mortos devido ao coronavirus para este Inverno na China.


Tesla já produz células 4680 para 1000 carros por semana

Apesar da demora na aceleração da produção, as vantagens das células 4680 começam finalmente a dar frutos, com a Tesla a indicar que já atingiu um ritmo de produção suficiente para mais de 1000 carros por semana.

As células 4680 são bastante maiores que as células anteriores e, além de terem sido concebidas para poderem funcionar como elemento estrutural dos automóveis, têm a grande vantagem de poderem ser produzidas numa linha de montagem contínua, que - depois de devidamente afinada - possibilitará maior volume de produção a longo prazo, a custo mais reduzido.


Alguns Model Y já utilizam estas células 4680, e o Cybertruck será o primeiro Tesla onde, supostamente, já só serão utilizadas estas células para todos os veículos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada







Curiosidade do dia: Embora normalmente se fale de "Linux" como sendo uma entidade única ou associada a uma meia dúzia de distros, na verdade existem mais de 300 distribuições Linux com desenvolvimento activo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)