2023/01/13

Notícias do dia

Tesla Model 3 baixa 10 mil euros em Portugal; EDP Comercial afinal vai baixar preço da electricidade em vez de aumentar (como tinha dito inicialmente); LeEco S1 Pro replica iPhone 14 Pro a baixo custo; Google prepara ícones monocromáticos gerados automaticamente; e Rimac mostra a sua fábrica e linha de produção do Nevera.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Twitter corta acesso a apps não oficiais?

Naquilo que não se sabe se terá sido uma manobra deliberada ou um simples erro derivado da táctica utilizada por Elon Musk de "ir desligando coisas" no Twitter para ver se são mesmo necessária, muitas apps não oficiais do Twitter deixaram de ter acesso ao serviço.

Apps populares como o Twitterific, Tweetbot, Echofon, Fenix, e outras, começaram a apresentar erros de autenticação no serviço, e a situação tem perdurado ao longo de todo o dia. Há a possibilidade de ser apenas um erro temporário que venha a ser rectificado, mas há também a real possibilidade de ser propositado para servir de aviso aos utilizadores para que se mentalizem que terão que começar a utilizar a app oficial do Twitter em breve. Algo que, para muitos, seria um verdadeiro choque, tendo em conta a quantidade de tweets sugeridos e publicidade que a app oficial do Twitter injecta na timeline comparada com a dessas apps.


Actualização: Embora ainda sem anúncio oficial, o corte parece ter sido deliberado.


Meta processa Voyage Labs por scrapping de dados

A Meta está a processar a Voyage Labs por ter criado milhares de contas falsas no Facebook com o único propósito de fazer scrapping de dados dos utilizadores.

A empresa depois utilizava estes dados recolhidos dos utilizadores para fazer "análises comportamentais", tendo vendido serviços que prometiam prever que pessoas iriam cometer crimes a várias forças policiais nos EUA. Não só a fiabilidade dessas promessas foram seriamente criticadas por múltiplos especialistas, como agora se descobre que a própria base em que assentam partiu da recolha ilegal de dados. Talvez tivesse sido mais fácil à empresa prever que seria ela própria a meter-se em sarilhos.


Windows faz desaparecer atalhos no Start Menu e Taskbar

A sexta-feira 13 não passou despercebida aos utilizadores e administradores de sistemas do Windows em empresas com o Microsoft 365 e Defender; já que o Windows fez desaparecer todos os atalhos no Start Menu e barra de tarefas.

Aparentemente, o caso está relacionado com uma regra errada enviada numa actualização para o Defender, e que o faz bloquear os ficheiros .lnk dos atalhos. Sendo que, por agora, a alternativa consistia em iniciar os programas a partir das pastas onde estão instalados, ou através do Start > Run.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Quando o iPhone foi lançado em 2007, ainda havia muitas pessoas que duvidavam que um smartphone pudesse ter sucesso sem ter botões físicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)