2023/02/13

Notícias do dia

Toolformer ensina LLMs a expandirem as suas capacidades com uso de ferramentas externas; ChatGPT do Bing revela as suas regras base de funcionamento; Android 14 vai facilitar remoção de bloatware; SpaceX ligou 31 motores do Super Heavy; campanha anti-Tesla FSD chega ao Super Bowl; Fóruns do Reddit baralham cérebro do ChatGPT; Windows 11 envia dados para múltiplas empresas logo após instalação.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Google Photos prepara backup da pasta protegida

A Google está a preparar-se para também fazer backup na cloud das pastas protegidas do Google Photos.

As pastas protegidas permitem manter uma selecção de fotos a salvo de olhares indiscretos, mas parece que alguns utilizadores terão sido surpreendidos ao descobrir que - ao contrário do que é assumido - essas pastas protegidas não contam com a conveniência dos backups na cloud. Algo que deverá mudar em breve, já que há referências na app ao backup destas pastas protegidas do Google Photos.

Resta saber como é que a Google irá lidar com isso a nível da web, se as irá mostrar numa pasta normal, ou se implementará pastas protegidas no Google Photos na web.


Google Drive Android com anotação de PDFs

A partir de agora será mais fácil escrever ou desenhar sobre um PDF no Google Drive para Android, sem ter que recorrer a apps adicionais.

Quando se estiver a ver um PDF no Drive em Android, poderemos fazer anotações sobre o mesmo usando os dedos ou um stylus recorrendo a esta nova funcionalidade através do botão no canto inferior direito. É possível escolher entre diversas ferramentas e cores, e também esconder as anotações sem ter que as eliminar.


Sites de notícias preocupados com resumos do ChatGPT

Os sites noticiosos já estão a preparar nova ofensiva contra a mais recente vaga de assistentes AI, preocupados que os resumos que irão produzir irão reduzir a necessidade de se visitar as páginas das notícias.

Não será surpresa, considerando que também já fizeram o mesmo até com os pequenos excertos e previews que eram apresentados - a dita "taxa dos links". Mas talvez possam abrir uma excepção para as páginas que forem, elas próprias, escritas por ferramentas como o ChatGPT - como já vai acontecendo com alguns sites.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O Otter Browser é um browser open-source que tenta ser o sucessor espiritual do Opera 12, antes da empresa ter mudado de rumo. Tem arquitectura modular, que lhe dá grande versatilidade, e está disponível para Windows, Linux e macOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)