2023/03/30

Notícias do dia

Carta aberta pede pausa de 6 meses no avanço das AI; Twitter revela planos de acesso à API no dia em que Elon Musk supera Obama e se torna no mais seguido no Twitter; Google acusada de treinar Bard com dados do ChatGPT; Netflix quer usar smartphones como gamepad para jogos na TV; e Clearview AI já pesquisou 1M de rostos para a polícia nos EUA.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

Midjourney suspende acesso gratuito

O sistema de geração de imagens AI Midjourney suspendeu o acesso gratuito, dizendo que estava a ter uso excessivo e abusivo.

O Midjourney faz parte da recente geração de sistemas AI capazes de gerar imagens realistas a partir de uma descrição de texto, e esteve recentemente no topo das notícias por ter sido utilizado para gerar imagens falsas de Donald Trump a ser preso, e do Papa com um casaco de marca.
Claro que isto em nada vai evitar que os abusos e deepfakes continuem a surgir, até porque já existem versões open-source destes sistemas, como o Stable Diffusion, que embora neste momento possam não ter o nível de realismo que o Midjourney permite, será apenas uma questão de tempo até que tenham.


Óculos da Apple não deverão ser mostrados no WWDC

A dança dos rumores quanto aos óculos de realidade virtual / aumentada da Apple volta a ter nova reviravolta. Depois de ao longo dos últimos meses se ter assistido a indicações que diziam que a Apple iria mostrar os óculos no WWDC 2023 em Junho, para logo de seguida se dizer que afinal havia atrasos e problemas e que não iam ser mostrados, seguido de novas informações que diziam que afinal os problemas tinham sido resolvidos e iam ser revelados; ficamos num ponto em que parecia ser quase certo que os óculos, de facto, iam ser mostrados.

Mas agora surge - novamente - uma actualização que indica que é provável que os óculos não sejam apresentados publicamente no WWDC, por a Apple achar que não estão reunidas as condições para o seu sucesso. O facto de ter coisas como um pack de baterias usado à cintura, com cabo a ligar aos óculos, as condições económicas dos consumidores, e o preço elevado (que poderá ser de 3 mil dólares ou até superior a 4 mil dólares), pode fazer com que a sua apresentação neste momento se torne num verdadeiro desastre. Um desastre que penalizaria não só este modelo, como também poderia por em risco futuros modelos e o interesse na própria tecnologia.


Criador da Sun Microsystems diz que AI libertará humanidade da necessidade de trabalhar

Poderá não ser dos nomes mais sonantes de Silicon Valley, mas Vinod Khosla faz parte dos visionários da tecnologia, tendo sido um dos fundadores da Sun Microsystem, e que é conhecido por estar sempre na vanguarda das novas tecnologias. Uma vanguarda que fica uma vez mais comprovada por ter sido um dos primeiros investidores na OpenAI - a empresa que Elon Musk agora tenta travar depois de não ter conseguido ficar com ela.

Vinod tem grandes expectativas e esperanças para a tecnologia AI, que vê como sendo potenciadora de um salto evolutivo na sociedade, levando-nos para uma era onde não existe "necessidade de trabalhar" e onde as pessoas ficarão livres para seguirem o rumo que desejarem - um futuro utópico que vemos antecipado nalgumas séries sci-fi. Mas, o processo não será pacífico, e numa primeira fase será inevitável ver países e empresas a tirar partido da tecnologia de inteligência artificial para benefício próprio e não para o bem da humanidade. Mas, as condições para que o sonho utópico aconteça estão prestes a tornar-se realidade, com coisas com os reactores de fusão nuclear, que proporcionarão energia limpa, económica e ilimitada. Veremos se a realidade segue a cronologia das histórias sci-fi, e que nos leve no sentido de algo como o Star Trek e não um futuro como o do Terminator ou The Matrix.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A série Knight Rider estreou em 1982 e apaixonou os telespectadores com as aventuras de Michael Knight e do seu fantástico carro inteligente KITT. A série prolongou-se por apenas quatro temporadas, mas as suas influências perduram até nos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)