O software FSD dos Tesla tem um modo especial "Elon Mode" que remove os requisitos para atenção permanente ao circular.
O modo Full Self Driving tem evoluído ao longo dos anos mas está longe de estar ao nível da condução 100% autónoma que Elon Musk tem prometido. Actualmente, mesmo quem estiver a usar o modo FSD beta continua a ter que manter as mãos no volante de forma regular, e manter o olhar na estrada, sob pena de ser alertado e ver o sistema desactivado. Isto, a não ser que use o Elon Mode.
Um hacker já conhecido por analisar o firmware dos Tesla descobriu este Elon Mode que remove as restrições do modo FSD, permitindo usar o modo de condução autónoma sem terem que colocar as mãos no volante ou olharem para a estrada.
É algo que o próprio Elon Musk já tinha dito que estava a ser preparado, mas que seguramente estará limitado a nível de legislação dos diferentes países.
Além disso, há relatos de que o Autopilot tem estado envolvido em muitos mais acidentes do que têm sido revelados, e um denunciante revelou documentos internos da Tesla que revelam milhares de queixas referentes a acelerações e travagens fantasma.
O hacker refere que o sistema, mesmo sem necessidade de atenção do condutor, continua a ter comportamentos pouco recomendáveis, como fazer mudanças de via de forma aleatória, ou conduzir demasiado devagar em auto-estrada.
Pelo lado positivo, diz que a Tesla tem melhorado substancialmente a segurança do firmware de modo a torná-lo mais resistente a hackers.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)