A era do captchas chegou oficialmente ao fim. Um estudo científico revela que os muito odiados testes usados na web para validar se um utilizador é realmente humano e não um bot - os CAPTCHAs - são agora completamente ineficazes na sua função; dando-se até o caso caricato dos sistemas de inteligência artificial os conseguirem resolver melhor que os humanos.
Estes são os testes que apresentam desafios aos utilizadores, pedindo-lhes coisas como decifrarem letras e números distorcidos, ou que identifiquem imagens contendo certos elementos. Com o objectivo de complicar a vida a ferramentas automatizadas para os resolver, estes testes por vezes tornam-se tão excessivos que até deixam os utilizadores humanos intrigados e sem os conseguirem resolver (e isto para não falar nos casos em que os testes têm respostas erradas).
No caso do reCAPTCHA, um sistema imensamente popular e frequentemente utilizado, enquanto um utilizador humano demora em média entre 3.1 a 4.9 segundos e consegue resolvê-lo com 71% a 85% de precisão, um sistema AI consegue fazê-lo em 1.4 segundos e com 100% de precisão!Humans now slower and worse at solving CAPTCHAs than ML-powered bots. https://t.co/hGDisMFdFU pic.twitter.com/xguK9xo4RI
— Séb Krier (@sebkrier) August 16, 2023
Esta evolução não passou despercebida às empresas tecnológicas. Em 2021 a Cloudflare já tinha anunciado planos para acabar com os captchas, assim como o Chrome, e também o iOS.
Ou seja, neste momento, para qualquer site que ainda recorra aos captchas, poderá dizer-se que estará a ter o efeito precisamente oposto ao que seria pretendido, dificultando a vida aos utilizadores humanos e facilitando a vida aos bots.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)