Apple lança iOS 17.4 com suporte para app stores alternativas na Europa; Apple cancela conta da Epic diz que não é empresa de confiança; Waze com navegação em rotundas e rotas habituais; WhatsApp e Messenger
ganham compatibilidade (obrigatória) com serviços externos; Windows 11 perde apps Android em 2025; e ransomware BlackCat simula encerramento para roubar $22M a afiliado.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma luz LED para armários.
Google também quer comissão sobre pagamentos externos na Play Store
Embora a Apple esteja no centro das atenções pelas suas regras abusivas nas app stores alternativas e pagamentos por serviços externos, não é só a Apple a fazê-lo. Também a Google pratica regras idênticas quanto ao que as apps na Play Store podem fazer, e agora que é obrigada a deixar que as apps usem e promovam pagamentos externos, também ela lança um programa que continuará a cobrar comissões sobre os pagamentos feitos fora da Play Store.A única vantagem que a Google tem face à Apple, é que nos Android é possível instalar uma app directamente sem passar pela Play Store, ou recorrer a app stores realmente independentes sem qualquer relação com a Google, livres de aprovação ou de comissões - algo que na plataforma iOS continua a não ser possível.
Engenheiro da MS preocupado com Copilot
Não é difícil encontrar coisas problemáticas com os actuais modelos AI (a Google que o diga) mas desta vez as preocupações vêm da própria casa. Um engenheiro da MS diz estar muito preocupado com as coisas que tem testado no Copilot, dizendo que pode gerar imagens violentas e de carácter sexual, e também conteúdos que violam direitos de autor.Diz também que por diversas vezes tentou alertar os responsáveis para isso, com a MS a desvalorizar os seus receios e a remete-lo para a OpenAI, e até silenciando-o quando tentou expor a situação publicamente e apelar à suspensão do Dall-E 3 para que essas questões fossem resolvidas.
Se por um lado pode ter certa razão, por outro lado há que referir que - pelo menos por agora - parece ser impossível conseguir limitar "a 100%" conteúdos indesejados, já que a criatividade humana tem encontrado formas de contornar os limites aplicados. E, isso acaba também por ser o verdadeiro problema: não se poderá culpar uma AI pode cumprir o pedido de um utilizador que lhe pediu para criar conteúdos de determinado tipo; da mesma forma que não se poderá penalizar o Photoshop ou a Adobe por possibilitar a manipulação de uma foto.
Bitcoin atinge novo recorde de $69K
A febre das Bitcoin está de regresso, com a mais famosa criptomoeda a ter atingido novo valor máximo, superando os 69 mil dólares - para logo de seguida nos relembrar como as criptomoedas são muitas vezes equiparadas a montanhas-russas, dando um enorme trambolhão para menos de 65 mil dólares. Desde então, já recuperou novamente para mais de 67 mil dólares, com muitos especialistas a acreditarem que nos próximos tempos possa atingir o marco dos 100 mil dólares que lhe poderia abrir caminho para valores ainda mais elevados.Nos últimos 12 meses o valor das Bitcoin subiu 200%.
Curtas do dia
- Espanha proíbe recolha de dados pela Worldcoin
- OpenAI diz que Elon Musk queria controlo absoluto da empresa e integrá-la na Tesla
- GPT-4 é o modelo AI que mais viola os direitos de autor - Llama 2 e Claude 2.1 no extremo oposto
- Investigadores querem assegurar avaliações de modelos AI sem serem perseguidos ou processados
Resumo da madrugada
- Windows 11 perde apps Android em 2025
- Blue Origin quer pousar na Lua em 2025
- Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €49
- Waze com navegação em rotundas e rotas habituais
- Tidal reduz mensalidade mas acaba com acesso gratuito
- Descontos Godeal24 do Dia da Mulher: Office 2021 Pro a €25
- Apple cancela conta da Epic - diz que não é empresa de confiança
- Ransomware BlackCat simula encerramento para roubar $22M a afiliado
- Apple lança iOS 17.4 com suporte para app stores alternativas na Europa
- WhatsApp e Messenger ganham compatibilidade (obrigatória) com serviços externos
Curiosidade do dia: O USB foi criado em 1996, na altura suportando apenas velocidades de 1.5 Mbit/s (Low Speed) e 12 Mbit/s (Full Speed). O mais recente USB4 suporta velocidades de até 40 Gbit/s.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)