2024/05/27

Notícias do dia

Meta pode usar dados dos utilizadores para AI mesmo que estes não queiram; carregamento wireless MotherBox mantém-se vaporware 7 anos depois; iOS 18 aposta em funcionalidades AI; Citroën recolhe C3 e DS 3 devido a airbags da Takata; Neuralink Compression Challenge procura revolução na compressão; como reverter o YouTube para o interface antigo; e respostas AI da Google incluem disparates do Reddit.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

YouTube Music com detecção de músicas cantadas

O YouTube Music quer evitar o recurso ao Shazam e SoundHound, passando a ter o reconhecimento integrado de músicas cantaroladas ou assobiadas.

Desta forma, os utilizadores já não têm que desesperar para tentar descobrir qual era "aquela música" cuja melodia têm na cabeça mas sem saberem a que artista ou banda pertence - algo que, na prática, já se podia resolver recorrendo às apps acima mencionadas (ou até ao Google Assistant), mas que compreensivelmente, o YouTube prefere que dispense o recurso a serviços externos e fique disponível de forma mais visível e imediata.


Explicadores AI fazem sucesso junto dos estudantes

São cada vez mais os estudantes que estão a trocar os explicadores humanos por apps AI especializadas na resolução de problemas. Com assistentes como o ChatGPT, torna-se possível tirar uma foto a um problema e obter soluções e explicações, e mesmo os serviços pagos tornam-se drasticamente mais acessíveis do que os explicadores humanos.

Nos EUA, as apps de explicação AI já ocupam 5 lugares do top 20 das apps de educação na App Store (e, curiosamente, duas delas são apps chinesas, demonstrando como a campanha anti-TikTok nos EUA terá muitas mais apps para perseguir, se mantiver a mesma postura). E, conscientes de que os actuais sistemas AI também podem falhar, há alunos que até já ganharam o hábito de validar as respostas dadas por um assistente AI noutros assistente AI, para verem se as mesmas se confirmam ou não. O que é certo é que, tal como outras ferramentas no passado, há enorme potencial para que estas ferramentas possam auxiliar alunos que, de outra forma, não teriam acesso a este tipo de ajudas.


Google passa cheque antecipado para tentar escapar a processo

Prestes a enfrentar novo processo anti-monopólio no sector da publicidade online, a Google optou por uma estranha táctica: passando desde já um cheque com o montante máximo do valor que eventualmente poderá ter que pagar se perder o processo.

Aparentemente, a ideia será: se o acusado se predispõe a efectuar a compensação máxima que seria pedida, deixa de haver motivo para haver um processo. Algo que me parece que acaba por ter o efeito de demonstrar que as supostas regras anti-monopólio não estarão a ter o efeito pretendido, se permitem que esses monopólios se mantenham desde que tenham dinheiro suficiente para ir pagando as multas e processoas - o que, sendo monopólios, conseguem com facilidade.

Talvez se fosse exigido um pagamento proporcional à sua facturação anual, como o DMA europeu antecipa, se obtivesse melhores resultados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O computador HAL do filme 2001: Odisseia no Espaço oficialmente representa "Heuristically programmed ALgorithmic computer", mas o seu nome coincide com o da empresa IBM, substituindo-se cada uma dessas letras pela letra precedente no alfabeto.

1 comentário:

  1. Para todos os efeitos, depois das duas presidências de Ronald Reagan, a constituição de monopólios nos EUA ficou bastante mais difícil de impugnar...

    ResponderEliminar