2024/06/30

Stingray aparece no Ebay por 100 mil dólares

Demonstrando os imensos riscos de segurança de qualquer tecnologia vulnerável a invasões de privacidade, eis que surgiu no Ebay um dos polémicos Stingray que permite espiar comunicações móveis.

Há muito que se sabe da existência dos chamados "Stingrays", dispositivos que parecem saídos de um filme de espionagem do século passado, mas que são bem reais. Estes aparelhos móveis podem ser transportados para qualquer lado, e fazem-se passar por uma célula de um operador de telecomunicações, levando a que todos os smartphones e telemóveis nas imediações se liguem a ele, permitindo a monitorização das respectivas comunicações - e funcionando até nas mais recentes redes 5G.

As autoridades defendem a existência destes dispositivos como sendo necessários para monitorizar criminosos, e invariavelmente usam a justificação de que os cidadãos não precisam preocupar-se com isto, já que são produtos apenas acessíveis para os "bons da fita". Uma desculpa que cai por terra, ao se descobrir que na verdade podem ser comprados por qualquer pessoa que esteja disposta a pagar por eles, como demonstra o facto de um deles ter aparecido no Ebay.

Isto torna-se particularmente relevante nesta altura em que temos muitos políticos Europeus a querem passar um sistema de monitorização das comunicações - o Chat Control - para o qual usam o mesmo tipo de desculpas. Desculpas essas que acreditam serem suficientes para convencer os cidadãos europeus, mas às quais não querem eles próprios ficar sujeitos, querendo que a espionagem não se aplique a políticos, autoridades, e outros elementos.

Uma coisa é certa, se se criarem ferramentas ou dispositivos que permitem o acesso a informação, será apenas uma questão de tempo até que isso acabe por ser abusado, quer por outras entidades que consigam ter acesso indevido a essas ferramentas, como pelas próprias pessoas que têm acesso supostamente legítimo às mesmas - como Edward Snowden denunciou há anos, de funcionários a usarem a tecnologia da NSA para espiarem o que faziam as namoradas, esposas, e outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)