A Magic Leap despediu 75 funcionários e parece estar cada vez mais perto da implosão.
A história da Magic Leap tem-se revelado um triste fiasco. Tendo reunido investimentos de milhares de milhões de dólares, a empresa passou a última década a prometer óculos que criariam experiências de realidade aumentada tal como as que vemos em filmes de ficção científica. Os protótipos iniciais pareciam ser impressionantes, tendo convencido empresas como a Google a apoiar o projecto com centenas de milhões de dólares. Mas, os anos foram passando, e as promessas nunca se concretizaram.
Quando a Magic Leap lançou finalmente os seus primeiros óculos, a experiência estava longe de ser a que tinha sido prometida. A empresa tentou manter-se relevante, lançando a segunda geração dos seus óculos, mas que continuaram sem concretizar as promessas que tinham sido feitas. E apesar de tudo isto, a empresa ainda conseguiu convencer a Google a continuar a apoiar o projecto. Mas, passados poucos meses, chega a notícia de que a Magic Leap despediu 75 funcionários e parece ter desistido de tentar criar os óculos de realidade aumentada que tinha prometido. Em vez disso, agora parece querer licenciar a sua tecnologia a outras empresas.
Para os olhos mais cépticos, parece ser o "último canto do cisne". A Magic Leap inicialmente queria lançar óculos com lentes holográficas que permitiam recriar distância focal diferenciada dos elementos virtuais (em vez de, como na maioria dos óculos actuais, ser tudo apresentado à mesma distância). Só que, se a própria empresa, ao longo de mais de uma década, não conseguiu criar um produto funcional com essa tecnologia, que argumentos terá para tentar convencer outras empresas a investirem nessa tecnologia?
Veremos o que o futuro reserva para a Magic Leap, mas infelizmente, e por muito que se desejasse que as coisas tivessem sido diferentes, parece ser mais provável que venha a ser um dos grandes falhanços na área da realidade aumentada - embora, no futuro, talvez se possa vir a dizer que estavam simplesmente à frente do seu tempo.
2024/07/21
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)