A Boeing pode sofrer novo embaraçoso revés, com os astronautas que levou até à ISS a poderem ter que regressar com a ajuda da sua rival SpaceX.
A NASA e a Boeing avançaram com o primeiro lançamento da cápsula Starliner com astronautas em Junho, depois de vários adiamentos e descoberta de problemas que foram considerados não serem críticos ou colocarem em risco a segurança da missão. Mas logo depois esses problemas complicaram-se, levando ao adiamento do regresso dos astronautas.
Agora, aquilo que se previa ser uma missão de 8 dias arrisca-se a transformar-se numa estadia de 8 meses(!), havendo cada vez mais dúvidas sobre se os astronautas poderão regressar na cápsula que os levou até à estação espacial internacional. De momento, tudo aponta para que os astronautas tenham que regressar usando uma boleia da cápsula Crew Dragon da SpaceX, o que seria uma solução simples mas representaria um desastre de marketing para a Boeing - que não só enfrenta problemas com os defeitos nos seus aviões, como agora verá isso expandir-se para o seu programa espacial.
Por agora, a Starliner continua a ocupar (desperdiçar) um dos pontos de acoplagem da ISS, e existem novos problemas a nível de reconfigurar a cápsula para voo autónomo para se separar da ISS e fazer a reentrada sem astronautas a bordo (algo que se imaginaria que fosse simples de fazer, para acautelar contra qualquer eventualidade dos astronautas ficarem incapacitados).
Começam a ser problemas a mais, podendo pôr em causa todo o futuro (ou pelo menos, a credibilidade) da programa Starliner e tudo o resto que a Boeing se aventurar a fazer.
Actualização: É oficial, os astronautas da Starliner virão para terra numa cápsula Crew Dragon da SpaceX.
Inacreditável...
ResponderEliminarGrande barraca da Boeing. Que vergonha
ResponderEliminarJá começou mal ao autorizarem a partida da cápsula sabendo que tinham problemas! Não é um problema ali na A1 onde se encosta na berma e se chama um reboque!
ResponderEliminar