2024/10/14

Notícias do dia

AMA foi alvo de ataque e alerta para phishing da Chave Móvel Digital; SpaceX apanha Super Heavy na aterragem à primeira tentativa; WordPress apodera-se do plugin ACF e escala conflito com WP Engine; Porsche cria motor de 6-tempos; novo Opel Frontera tem o mesmo preço em versão eléctrica ou gasolina; AI já gera música Heavy Metal; como funcionam os QR Codes; e Apple mostra limitações dos modelos AI LLM.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

Steam clarifica que vende licenças e não jogos

Não é nada que já não se soubesse, mas o Steam está a deixar mais explícito que quando um utilizador compra um jogo, está apenas a comprar uma licença de acesso ao jogo na plataforma Steam.
A alteração parece estar a ser feita em preparação para legislação aprovada na Califórnia, que exige maior transparência sobre as compras digitais, incluindo a indicação clara de coisas como se se trata de uma compra efectiva ou uma licença temporária, durante quanto tempo o produto ou conteúdo irá ser disponibilizado, etc.

Por este andar, a única forma de ficar efectivamente com os jogos acabará por ficar reservada a quem não paga por eles.


Meta criticada por fotos "AI" com aurora boreal

Fotos partilhadas pela Meta no Threads estão a gerar polémica. Para os que não tiveram oportunidade de ver o espectáculo das auroras boreais que têm sido visíveis nalgumas regiões dos EUA, a Meta publicou umas imagens criadas por AI que replicam o espectáculo luminoso no céu de São Francisco. Mas nem todos acharam piada.

Enquanto uns nem fizeram caso (afinal, vivemos num mundo onde raramente as fotos já são efectivamente "como são" na realidade), outros acharam uma péssima ideia a Meta estar a promover estas fotos, com acusações de quem é um desrespeito por todos os que tiraram "fotos reais". Só será caricato quantas destas pessoas, que a estão a criticar, até usam smartphones que falsificam as fotos tiradas...


Adobe lança vídeo AI no Premiere

Nem de propósito (a respeito da notícia anterior), a Adobe lançou as suas ferramentas de vídeo AI no Premiere, que passam por coisas como a geração de clips de vídeo a partir de uma descrição de texto, o prolongamento de clips de vídeo já existentes, ou a conversão de fotos estáticas em vídeos.

Tal como nas ferramentas de serviços rivais, os resultados nem sempre são perfeitos, muitas vezes existindo algumas "inteferências" que acontecem e que ajudam a detectar que o vídeo não é inteiramente natural. Mas, será apenas uma questão de tempo até essas falhas sejam reduzidas ao ponto de serem inexistentes ou imperceptíveis.


Robots da Tesla estavam a ser telecomandados por humanos

No evento de apresentação do Robotaxi e Robovan, a Tesla colocou robots humanóides Optimus espalhados pelo recinto, como sinal do futuro imaginado por Elon Musk. Embora desta vez não se tratasse de uma pessoa vestida de robot, os robots que estavam a interagir com o público (com escolta de uma comitiva de funcionários da Tesla) estavam a ser controlados remotamente por pessoas.

Embora não se possa negar o rápido avanço que a Tesla tem feito nos robots, que já são capazes de fazer muitas coisas de forma autónoma ou semi-autónoma, e com uma impressionante fluidez de movimentos (como demonstrada pelo robots que estavam a dançar), ainda falta o "pequeno ponto-chave" da inteligência que os faça ser capazes de lidar com todo o tipo de tarefas domésticas ou sociais. Algo que Musk compara aos avanços do modo FSD, mas que na realidade apresentam toda uma série de desafios ainda mais complicados. Isto, a não ser que o futuro imaginado por Elon Musk seja o de ter trabalhadores baratos nos países em desenvolvimento a controlar remotamente os mordomos robot nas casas das pessoas dos países ricos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A compressão aptX foi inicialmente desenvolvida na década de 80 para reduzir o tamanho ocupado pelos ficheiros áudio, e actualmente pertence à Qualcomm. O mais recente aptX Adaptive permite som de 24 bits a 96 kHz, mas a latência garantida de 80 ms muitas vezes pode acabar por ser de 200-500 ms devido devido à implementação em software em vez do uso de hardware dedicado.

1 comentário:

  1. "Embora não se possa negar o rápido avanço que a Tesla tem feito nos robots" Como não? Pode-se e bem. Não fazem nada de extraordinário.

    ResponderEliminar