2016/07/13

Notícias do dia

O WTF agora inclui 5GB de YouTube; programa que levou o Homem à Lua está disponível no GitHub; Microsoft disponibiliza centenas de ebooks gratuitos sobre Windows, Office, Azure, etc; pseudo-ransomware pede dinheiro mas limita-se a apagar ficheiros das vítimas; e a Samsung Gear 360 já funciona com smartphones de outras marcas (graças ao XDA).

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças que estamos a oferecer um Mad Catz C.T.R.L. R, um gamepad bluetooth para Android.

Niantic já resolveu problema das permissões do Pokemon Go para iOS - e a sua chegada a Portugal está "iminente"



A Niantic não demorou a resolver o problema que, inadvertidamente, estava a requisitar acesso total à conta Google dos jogadores quando isso não era necessário (nem recomendável). Esta falha estaria a afectar apenas as versões iOS deste jogo que se tem tornado num fenómeno em todos os locais onde vai sendo disponibilizado - e que também deverá chegar a Portugal muito em breve (hoje já ficou disponível na Alemanha).

Quanto tal acontecer, preparem-se para ver (ainda mais) gente na rua de olhos colados nos seus smartphones.

Actualização: parece que esta actualização corrigiu o problema das contas Google, mas agora impede o acesso a quem tiver contas Pokémon.


Sonda espacial Juno já enviou a primeira foto na orbita de Júpiter



A sonda espacial Juno conseguiu entrar na órbita de Júpiter com sucesso, e já enviou a primeira foto que sinaliza estar completamente operacional e pronta a iniciar o seu trabalho. A imagem não tem ainda a qualidade total que as suas câmaras poderão oferecer  - as imagens de alta resolução só começarão a ser recebidas daqui por algumas semanas - mas é um excelente ponto de partida para nos mostrar o que poderíamos daquele fantástico ponto de vista.

E ainda falando de fotografias...


iPhone Photography Awards premeia foto portuguesa



O iPhone Photography Awards, concurso internacional de fotografias tiradas com iPhone, premiou uma foto portuguesa como sendo a melhor foto na categoria de Landscape. A foto vencedora foi captada por Vasco Simoes, de 21 anos, e que apanhou a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei a quebarem um manto de nuvens enquanto seguia num avião.

Não só temos o primeiro prémio, como também nos podemos orgulhar de ter o mais jovem vencedor numa categoria dos iPhone Photography Awards. (E ao menos esta não foi tirada com uma Canon 5D! :)


Honda cria primeiro motor para híbridos sem metais raros



Raramente nos preocupamos sobre a origem das coisas que usamos, mas isso é um problema a que os fabricantes não podem escapar. Muitos dos produtos que compramos dependem de metais raros cujo fornecimento está controlado por um número reduzido de países (como a China), e cujas flutuações de preço ou restrições à exportação podem deixar os fabricantes numa posição delicada. Para minimizar essa dependência, a Honda criou o primeiro motor eléctrico para híbridos que dispensa metais raros como o dysprosium e terbium (dos quais nunca tinha ouvido falar, confesso.)

A Honda não refere qual o impacto que isso tem na eficiência do motor, referindo apenas que os componentes que os substituem, são 10% mais baratos e 8% mais leves.


Samsung vai revelar o Galaxy Note 7 a 2 de Agosto



Já sabíamos que a apresentação do novo Galaxy Note 7 (que assim salta do Note 5 directamente para o 7) estava para breve, e agora a Samsung oficializa os convites, confirmando que o evento terá lugar a 2 de Agosto. Uma data que apanhará muitos portugueses a entrar no seu período de férias de Verão, mas que assim evita a competição com outros eventos mediáticos - e ao mesmo tempo permitirá com que os interessados possam reflectir durante as férias para tomarem a decisão se este novo phablet justificará o investimento quando regressarem.

Independentemente das características que trouxer (que serão de "luxo") - o ponto crítico irá ser o preço... e parece-me que será esse o ponto essencial que interessará conhecer, acima de tudo o resto.


Investigadores criam robot que caminha como uma pessoa


Robots humanóides com duas pernas não são novidade, mas basta olhar para eles para ver que a forma como caminham nada tem a ver com a nossa. Isto está a mudar, pois para este DURUS os investigadores analisaram em detalhe a forma como caminhamos e tentaram replicá-la em detalhe mecanicamente.





Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)