2017/06/20

Notícias do dia

A Google vai ser forçada a remover links sobre resultados removidos; já está publicada a nossa análise ao Xiaomi Mi 6; Apple Music tem opção de subscrição anual "escondida"; Varjo promete VR com resolução dos nossos olhos; e ainda um curioso museu dos gadgets falhados na Suécia.

Antes de passarmos às notícias do dia, já está a decorrer novo passatempo que esta semana te pode valer uns cartões microSD de 64GB e 32GB; e que em virtude do S.João coincidir com o último sábado do mês, o nosso habitual meeting mensal de Junho será realizado excepcionalmente a 1 de Julho.

Spotify deixa editoras pagarem para passar música a clientes gratuitos



As editoras normalmente queixam-se que o Spotify não paga suficientemente para passar música aos seus clientes, mas agora as coisas invertem-se: o popular serviço de streaming de música dá às editoras a possibilidade de pagarem para promoverem músicas junto dos seus clientes gratuitos.

É o curioso mundo em que vivemos, em que o balanço entre produtores e distribuidores está sempre em constante mudança e onde, ultimamente, é o público que tem o maior poder (embora não gostem de lhe relembrar isso!) Somos nós que decidimos se aderimos ou não a um serviço, ou se compramos ou não uma música, jogo, ou outros conteúdos - embora por vezes não se tenha que pagar mesmo pelo que não se faz (como a nossa famosa taxa sobre o armazenamento digital).


Vodafone oferece 30 GB de dados na compra de smartphones 4G




Para assinalar a chegada do verão, a Vodafone lança a campanha "Este verão ninguém precisa de Wi-Fi", que oferece 30 GB de dados móveis na compra de qualquer smartphone 4G. A oferta é válida para compras realizadas até ao dia 27 de Agosto, com os 30 GB de dados a terem que ser consumidos até 22 de Setembro.

... Seria bom não se esquecerem dos clientes que não estão interessados em comprar um novo smartphone. Que tal fazer regressar aquela modalidade de pagar X euros para ter acesso a dados "ilimitados" durante o Verão (podiam ser os 30GB que ninguém levava a mal! :)


Google e Youtube assinalam Dia Mundial do Refugiado


No âmbito do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala hoje, o programa do YouTube Creators for Change associou-se à  International Rescue Committee para criar uma série de vídeos que destacam as vozes dos refugiados de todo o mundo. A International Rescue Committee disponibiliza apoio vital no terreno a refugiados de mais de 40 países e 28 cidades dos EUA, e ajudou sete criadores do YouTube a conhecerem refugiados em 5 países diferentes para ajudar a destacar as suas histórias e a colaborar com os mesmos em vídeos que retratam as suas experiências de vida.




Depois da neutralidade em risco... as velocidades anunciadas vs reais



Nos EUA a administração deu uma volta de 180º na FCC e na sua defesa da neutralidade da net, e agora, para além dessa neutralidade estar em risco, os operadores pedem já menor controlo a nível das velocidades efectivas dadas aos clientes.

Já bem sabemos que os operadores prometem velocidades elevadas, que depois raramente se atingem na prática - com eles a escudarem-se que essa velocidade só é garantida para os seus servidores e não o resto da internet. Para o utilizador final, o sentimento é de frustração ao ter contratado um serviço de 20, 50 ou 100Mbps, e depois nem sequer poder ver o YouTube em alta-qualidade.

Felizmente existiam regras para impedir abusos excessivos nessa disparidade entre as velocidades anunciadas e reais... mas agora até isso poderá cair por terra, abrindo as portas a nova vaga de publicidade enganosa.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)