2010/06/16

Fundo para Gadgets

Estou profundamente agradecido, por esta ideia maluca que fomos desenvolvendo ao longo do tempo, estar finalmente a concretizar-se e a ser um enorme sucesso.

Este Fundo para Gadgets do Aberto até de Madrugada começou como uma ideia apenas possível devido ao volume de leitores que consegui ir fidelizando ao longo destes anos. A ideia sendo, com a ajuda de todos, adquirir-se equipamentos para análises de gadgets em primeira mão, em vez de simplesmente vos dar notícias "em 2ª mão" das impressões de outros. Algo impensável se dependesse apenas da participação dos amigos tradicionais, mas que felizmente se torna possível considerando o enorme volume de interessados que diariamente passam por aqui para lerem o que vou escrevendo.

Relembro que criei também um Google Group do Aberto até de Madrugada (com um link mais amigável: http://tinyurl.com/aberto) onde poderão manter-se informados e discutir todos os assuntos da actualidade tecnológica (já enviei convites para alguns participantes, mas se me esqueci de alguém, é favor pedirem a adesão. :)


Neste post irei actualizando o histórico dos gadgets adquiridos e oferecidos, sendo que poderão acompanhar os mais recentes fundos de gadgets aqui.

Gadgets Aberto até de Madrugada


13/11/2012 - Nexus 4 e Nexus 10 [análise Nexus 10]


Os novos Nexus 4 e Nexus 10 do Google prometem acelerar ainda mais a adopção dos Androids entre os clientes que aguardavam por um smartphone e tablet de topo... a preço de saldo. Será o preço irresistível suficiente para atrair mais alguns milhões de novos clientes, fazendo com que a plataforma Android arrase por completo a concorrência - ou será que o preço, por si só, não é suficiente para o conseguir? É isso mesmo que vamos descobrir neste fundo duplo dedicado a estes dois equipamentos que prometem aquecer este fim de ano de 2012.


O Nexus 10 foi para o Luis Bastos
O Nexus 4 foi para o Nelson Bartolomeu



25/10/2012 - Apple iPad mini [a decorrer]


O novo iPad mini da Apple vai tentar repetir o sucesso atingido pelo seu antecessor de maiores dimensões, agora trocando o ecra de 9.7" por um de 7.9". Com a concorrência de mini-tablets a preços bastante inferiores, será que se justifica pagar o preço extra por este mini iPad? É isso mesmo que queremos descobrir... e averiguar se esta será mesmo a melhor opção para quem quer um tablet de tamanho mais transportável.

O iPad mini foi para o Miguel Almeida.


18/09/2012 - Apple iPhone 5 [análise ao iPhone 5]


O novo iPhone 5 da Apple volta a movimentar multidões, batendo todos os recordes de vendas já conseguidos com as versões anteriores. Com um ecrã esticado e um estilo de construção completamente diferente, vamos que tal se comporta - e tirar a limpo se realmente representa uma evolução significativa face aos anteriores, e se justifica o preço inflaccionado face aos seus antecessores.


O iPhone 5 foi para o Pedro Pereira
O iPod Touch (gadget extra) foi para o Vitor Sousa.



10/07/2012 - Google Nexus 7 [análise ao Nexus 7]


Com o lançamento do primeiro tablet oficial do Google, o Nexus 7, torna-se obrigatório ver que tal é que este tablet Android de referência se comporta: oferecendo hardware de topo (como um CPU quad-core) aliado ao mais recente Android 4.1 Jelly Bean, a preço verdadeiramente irresistível - mas... contendo também algumas falhas que poderão afastar alguns interessados (sem microSD, sem HDMI, etc.)

O Nexus 7 foi para o Paulo Fernandes de Lisboa.


26/06/2012 - Sony NEX-5N [em análise]


Com muitas câmaras digitais a continuarem a suportar o peso da tradição das SLR analógicas, é tempo de vermos o que tem para oferecer esta NEX-5N da Sony. A mais recente de uma família que tenta reinventar o que uma câmara puramente digital é capaz de fazer. Lentes substituíveis de alta-qualidade, um sensor de imagem de grandes dimensões e que assenta em todo o conhecimento que tem sido desenvolvido pela Sony nesta área, e agora acompanhados por um ecrã touchscreen para uso mais fácil... vamos ver se tudo isso resulta em algo capaz de convencer os consumidores a abrirem "os cordões à bolsa".

A Sony NEX-5N foi para o Rui Silva.


22/05/2012 - Samsung Galaxy S3 [análise ao Galaxy S3]


O mais recente e apetecível smartphone topo de gama da Samgung, sucessor de uma linha de equipamentos que tem sido dos mais bem sucedidos na família dos Android, e que conta já com 9 milhões de pré-reservas por parte dos operadores por todo o mundo: o novo Galaxy S3 é o nosso escolhido para ser submetido a análise, e demonstrar o que vale face à concorrência que conta com equipamentos que prometem não tornar a vida fácil a este novo Galaxy.

O Galaxy S3 foi  para o Marcos Ramos.


17/04/2012 - GoPro HD Hero 2 [em análise]


Uma das câmaras mais conhecidas pelos adeptos das actividades radicais, e de todos aqueles que gostam de captar imagens em situações onde não seria recomendável utilizar uma câmara ou smartphone, a GoPro HD Hero 2 irá ser posta à prova no Aberto até de Madrugada. Será que efectivamente estas pequenas câmaras valem o preço que custam? Será a sua qualidade HD digna desse nome? É o que iremos ficar a saber em breve.

A GoPro foi para o Daniel Jardim.


13/03/2012 - Novo iPad [análise ao novo iPad]


O tablet mais icónico dos últimos anos, e que deu início à revolução tablet a que assistimos volta a estar no nosso fundo, pela terceira vez. Sim, o iPad que estreou os fundos de gadgets está de regresso na sua mais recente e apetecível evolução, com um ecrã de 2048x1536 que pareceria quase impossível de concretizar.
Mas... é mesmo real, e vamos espreitá-lo bem de perto para ver de que forma isso irá influenciar todos os tablets futuros.

O iPad foi atribuído ao Jorge Simões.


16/02/2012 - Nikon P510 [em análise]


Com a chegada de um novo ano, novamente chega a altura de actualizarmos a nossa câmara oficial. E para dar seguimento à nossa tradição, eis que a escolha recai sobre a nova Nikon P510, sucessora perfeita da Nikon P500 que cumpriu essa mesma função durante 2011.

A Nikon novamente empurra os limites do que se pode ter numa câmara deste tipo, agora oferecendo um espectacular zoom de 42x e passando a resolução de 12 para 16.1MP. Vamos lá ver se esses números se traduzem num aumento real da qualidade... ou se não passam de números apenas destinados a ficarem bonitos nas campanhas publicitárias.

Enquanto a P510 fica ao serviço do blog, a Nikon P500 anterior foi parar novamente às mãos do Rolando... que já não chegam para tanto gadget que tem ganho.


24/11/2011 - Galaxy Nexus [análise ao Galaxy Nexus]


Depois da chegada do novo modelo do iPhones nada melhor que pormos à prova o seu concorrente directo: o modelo de referência da plataforma Android do Google. O Samsung Galaxy S promete imagens sem paralelo com o seu ecrã HD 1280x720, acompanhado pela mais recentes versão do sistema Android, o Ice Cream Sandwich 4.0.

Será que este será o primeiro modelo que marca a passagem do Android a um sistema capaz de atrair até os mais ferrenhos fãs do iOS? É o que vamos ver...

O Galaxy Nexus foi para o Jorge Farinha.


11/10/2011 - iPhone 4S [análise ao iPhone 4S]


Com a nova geração de iPhones com processador dual-core, câmara de 8MP e o tão falado assistente virtual Siri, a Apple conseguiu bater o recorde das pré-reservas, atingindo um milhão de encomendas em apenas 24h. Perante a sempre crescente ameaça de smartphones Android cada vez mais potentes, será que este iPhone 4S tem o que é preciso para aguentar um ano de feroz concorrência? É o que vamos ficar a saber...

O iPhone 4S foi para o Pedro Pereira.


14/06/2011 - Airis One Pad 700 [em análise]

Continuando com o gadget da moda, os tablets Android, e depois de cá termos tido um Android low cost de primeira geração, surge a oportunidade de vermos que tal se comporta este Airis One Pad 700 - um tablet que promete prestações de luxo a preço de saldo. Será que vale a pena? Vamos ficar a saber...

O Airis One Pad foi para o Francisco Mendes.


14/06/2011 - Asus Eee Pad Transformer [análise ao Transformer]

Provando que os tablets são os gadgets do momento, eis que chega a altura de testarmos um dos mais apetecíveis e originais do mercado: o Asus Eee Pad Transformer. Um tablet com o mais recente Android Honeycomb 3.1, mas que oferece também a possibilidade de funcionar como netbook quando ligado à sua docking station com teclado.

O Eee Transformer foi oferecido à Alexandrina Morgado.


19/04/2011 - Nikon P500 [análise à Nikon P500]

Eis que chega a altura de actualizarmos a nossa câmara oficial de "reportagem", e depois da Nikon P100 ter dado boas provas, é tempo de vermos o que a Nikon conseguiu melhorar com a mais recente Nikon P500.

Enquanto a Nikon P500 fica na sua temporada ao serviço do blog, a P100 original foi oferecida ao António Rodrigues.


22/03/2011 - Apple iPad 2 [análise ao iPad 2]

É com especial prazer que assisto ao completar de um ciclo no nosso fundo de gadgets, depois de o termos iniciado com um Apple iPad, eis que novamente voltamos às origens... com um apetecível iPad 2. :)

O iPad 2 foi para o David Navarro de Lisboa, que muito agradeceu a todos os que participaram neste fundo.


28/1/2011 - Mega Comparativo Ratos e Teclados [comparativo Ratos]
Para dar início a 2011 em grande, nada como uma dose extra de produtos que - espero eu - irão ocupar as mãos de vários leitores de forma produtiva! :)


23/11/2010 - Kindle 3G [análise ao Kindle 3G]
Um dos eBook readers mais apetecível do mercado, o Kindle tem sofrido diversas actualizações e continua a  oferecer o que de melhor existe a nível de leitores com ecrã eInk que "parece papel".
Chegou a altura de o submetermos a análise, para ver se realmente se confirma tudo o que é dito sobre ele.

O Kindle 3G foi parar às mãos do João Cordeiro.


21/10/2010 - MacBook Air [análise ao MacBook Air]

Menos de 24h após a sua apresentação oficial, reabrimos o Fundo de Gadget pós-férias de Verão com este magnífico exemplar de um "netbook" high-end. Super fino, mas sem descurar o desempenho, e com um novo sistema de SSDs em vez dos tradicionais "discos".
Foi o valor mais alto de sempre angariado até esta altura, e mais uma vez feito em tempo recorde! Obrigado a todos!

Desta vez, o destinatário de tão apetecível aparelho foi... o Eduardo Mourão!


27/07/2010 - Android Tablet "Low Cost" [análise ePad Tablet]

Numa altura em que os Tablet se tornam cada vez mais populares e impulsionados pelo aparecimento do iPad, optamos por um Tablet de baixo custo para saber se será realmente uma proposta aceitável.

Este gadget teve honras de entrega em mão ao João David durante o 2º meeting do Aberto até de Madrugada! :)


13/07/2010 - Nikon Coolpix P100 [análise Nikon P100]

Mudando de tom, e servindo para melhorar a qualidade da documentação às análises que serão feitas futuramente; a Nikon P100 e o seu zoom óptico de 26x irá permitir gravar em detalhes todos os gagets que por aqui passarem futuramente. Para um de vocês, irá permitir fotografar as férias em alta-definição! :)
Quis o destino que a máquina fosse parar novamente às mãos do Rolando... Para quem se queixava de que nunca ganhava nada... acho que deixa agora de poder usar esse argumento! ;P


29/06/2010 - iPhone 4 [análise iPhone 4]

Batendo o feito do HTC Desire, o iPhone 4 tornou-se no gadget que mais rapidamente atingiu o objectivo pretendido: em apenas 3 horas ficamos com o assunto arrumado! :)
A esta hora já se encontra na mãos do Rolando Conceição... que mesmo assim, continua a preferir a plataforma Android. :)


15/06/2010 - HTC Desire [análise HTC Desire]
Prova de que aqui não há fanatismos, este HTC é um dos mais apetecíveis modelos Android da actualidade.
Detentor do recorde absoluto ao atingirmos o objectivo em menos de 12h (o iPhone 4 tirou-lhe o título) este modelo em breve irá parar às mãos de um de vocês (assim que eu lhe faça uma análise detalhada, obviamente. :)
E o HTC Desire foi parar às mãos da.... Lara Cardoso!


27/05/2010 - iPad [análise iPad]
O gadget com que iniciamos este fundo de gadgets, desejado por quase todos e que foi parar às mãos da Eunice. :)
"Filhota quando leres estas linhas daqui por uns anos este foi o dia em que viste os pais aos pulos na sala e te fartaste de rir :D" -- Eunice

Mapa dos Gadgets


View Fundo Gadgets Aberto até de Madrugada in a larger map


Agradecimentos

Por último mas não menos importante: o meu muito obrigado a todos vocês, sem os quais nada disto seria possível!

20 comentários:

  1. Nós é que agradecemos as oportunidades ;-)

    ResponderEliminar
  2. Carlos, parabéns pela excelente iniciativa!!

    Este blog vai explodir! E quando isso acontecer, as marcas vão começar a emprestar equipamentos para análise. E aí... Bom, aí vamos ter as análises, mas não vão haver sorteios... :-(

    Mas vão ser tantos gadgets a testar que o presidente não vai ter alternativa senão meter os vizinhos a ajudá-lo! :-)

    ResponderEliminar
  3. Eu quero é o meu HTC Desire, falta muito pra chegar? :P

    ResponderEliminar
  4. Mas faz o sorteio antes da análise para saberem quem é que o vai ganhar primeiro :)

    ResponderEliminar
  5. @Paulo
    As marcas deviam fazer mais que emprestar, deviam oferecer mesmo... que aí é que seria grande prenda para vocês! :)

    @João
    O Desire está em trânsito... mal chegue dou notícias, é lógico. :)

    ResponderEliminar
  6. @César
    A oferta está dependente apenas da confirmação de todas as entradas, para que estejam as contas todas certas - e determinar que brindes é que posso incluir no pack. :)

    ResponderEliminar
  7. Depois devias tirar umas fotos das entregas aos vencedores. As que forem em mãos claro.

    ResponderEliminar
  8. E quem é essa Eunice que nunca vi aqui nos comentários??? Hmmm??? Aparece "do nada" e ganha logo o iPad??? Cheira-me a esturro! LOL

    ResponderEliminar
  9. @Nelson

    Há-de haver fotos sim, mal a Eunice apareça para levantar o iPad.

    Para além de lhe ter pedido para me deixar "brincar" com ele uma semanita, estou à espera que cheguem os adaptadores para o power supply para as nossas tomadas; daí os "atrasos".

    ResponderEliminar
  10. @Nelson

    Imagina o spam que era se todos os que seguem o blog comentassem :D

    ResponderEliminar
  11. Se o Carlos o permitir, e enquanto o Desire não chega, podem sempre esperar pela análise dele lendo está: http://www.revolucaodigital.net/2010/04/28/teste-review-htc-desire/

    Força para a iniciativa!

    ResponderEliminar
  12. @Revolucao
    Isso é concorrência desleal... ;P

    O que vale é que depois faço-te o mesmo no iPhone 4. Ehehe :)

    ResponderEliminar
  13. Nada disso :) Considero tanto o teu como o meu trabalho como complementares (e, modéstia à parte, do melhor que se faz a nível nacional).

    Quanto ao iphone 4, força com isso. Não levo, nem poderia levar, nada a mal ;)

    ResponderEliminar
  14. Excelente iniciativa. Tenho apenas uma dúvida, após preencher o formulário como faço o envio do valor que pretendo particiupar?

    ResponderEliminar
  15. @David

    Depois de preencheres o formulário irás receber um email a confirmar a participação - mas poderá demorar alguns minutos até que isso aconteça; o Google tem medidas "anti-spam" que impedem que se enviem muitos emails seguidos. :)

    (Excepção feita nos casos em que o valor alvo já tiver sido atingido, em que ficam em "lista de espera")

    ResponderEliminar
  16. Para os que têm enviado mais comentários a perguntar os "como"/"porquê"... podem colocar as dúvidas no nosso Google Group.

    ResponderEliminar
  17. Luís Araújo6/11/11 22:41

    Erro de escrita na data do fundo do iPhone 4S, 2001 em vez de 2011.
    Continua a fazer um bom trabalho com o fundo :)

    ResponderEliminar
  18. @Luis

    Obrigado, corrigido.
    Um iPhone 4S em 2001... Ui, isso é que seria revolucionário! :)

    ResponderEliminar
  19. Para quando novo fundo Gadgets? ;)

    ResponderEliminar