2012/06/28

Notícias do Dia

As novidades apesentadas na abertura do Google IO ontem continuam a dominar o dia de hoje: com o novo Android 4.1 Jelly Bean; o novo tablet Nexus 7; um inesperado Nexus Q; melhoramentos no Google+ com eventos e versão tablet; e ainda mais uma apresentação "radical" dos óculos do Project Glass, que passam a ter preço e data para chegarem ao mercado. Também já espreitamos outros detalhes: como a capacidade de desinstalar Apps Android remotamente a partir da Play Store.

Relembro que também ainda estão a tempo de se habilitarem à nossa T-Shirt oficial desta semana, bastando para isso partilharem algumas das vossas memórias tecnológicas... :)

Mas já de seguida, as notícias do dia:


Windows Phones 8 sem Apps no cartões de Memória


O novo Windows Phone 8 irá suportar CPUs multi-core, novas resoluções e suporte para cartões microSD, mas... poderá não ser bem aquilo que se esperava: é que não será possível instalar Apps no microSD.

Se um fabricante quiser poupar custos e fazer equipamentos com o mínimo de 4GB de espaço interno, isso poderá revelar-se insuficiente para instalar tudo o que se quer (jogos e apps de navegação offline facilmente podem comer "gigabytes" de espaço). Para além disso, muitos clientes poderão ser induzidos em erro, pensando que a existência dos microSD lhes darão o espaço extra que necessitam, mas que apenas poderá ser utilizado para fotos, vídeos, e demais conteúdos, e não para Apps.


Samsung aumenta RAM do Galaxy S3 para 2GB 


Parece que a Samsung estava com receio de que o novo Android 4.1 pudesse necessitar de mais memória, e para garantir que o seu Galaxy S3 estava preparado "para o futuro", decidiu aumentar a quantidade de memória do Galaxy S3 para 2GB - pelo menos nalgumas variantes e/ou em mercados específicos.

Uma preocupação natural, mas que não terá grandes fundamentos... afinal, o Google disponibiliza o Android 4.1 para o seu Nexus S, que tem apenas 512MB de RAM.

(Embora, já no passado a Samsung tenha usado a desculpa de que devido às alterações que faz ao interface, os requisitos de memória sejam superiores - e assim deixaram de fora o Android 4.0 para o Galaxy S original...)

Maior preocupação será saber quando este novo Android 4.1 ficará disponível para o novo Galaxy S3 (e também para o S2) - e esperamos que o tempo das "desculpas" de que não é possível tenham ficado para trás...


Retina Display do Novo MacBook Pro sofre de Burn-in?

Para quem compra o portátil que traz o mais avançado ecrã até à data - o novo MacBook Pro Retina, com uma resolução de 2880x1800 - a última coisa que esperaria ver seriam problemas de imagem.

Mas infelizmente, é isso que parece estar a acontecer a alguns utilizadores, que começaram a notar um estranho efeito de "burn-in" no LCD. Um fenómeno estranho porque isso seria o tipo de problema que poderia afectar ecrãs CRT, ou plasma, ou até OLEDs... mas não tem razão de existir num ecrã LCD.




O Próximo dia 30 de Junho vai ter mais 1 Segundo


Se gostam de manter o vosso relógio sempre certo "ao segundo", então vão precisar de precauções especiais no próximo dia 30 de Junho... um dia em que o último minuto irá ter, não os habituais 60 segundos, mas sim... 61 segundos.

Este ajustamente deve-se às variações de velocidade da rotação da Terra (devido às marés, forças gravíticas, etc.) e que faz com que, sempre que esse desvio comecesse a ser "grande", seja necessário proceder a um re-acerto.

Embora possa causar alguns incómodos, nos sistemas que dependem de manter os relógios sincronizados com precisão (como o sistema GPS), é coisa que não é assim tão preocupante... desde 1972 já se realizaram 25 destes acertos, os últimos dos quais em 2008 e 2005.

Ainda assim... certifiquem-se que aproveitam bem este segundo extra! (De preferência, a ler o Aberto até de Madrugada :)


Curtas do Dia


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)