2012/07/02

Notícias do Dia

Já está a decorrer a votação para o livro O'Reilly deste mês; já descobrimo o vencedor de mais uma das nossas t-shirts semanais (esta semana vai haver mais, mantenham-se atentos); o encerramento do MobileMe da Apple; um smartphone coreano com ecrã de 5" e câmara de 13MP; estragos na internet causados por uma tempestade eléctrica nos EUA, e também por um simples segundo extra no final de Junho; a BMW a recriar os vídeos "super-slow-motion" com um dos seus automóveis; a Sony comprou a Gaikai;  vimos também o incrível Leap Motion em funcionamento; as possíveis falhas "propositadas" do novo Nexus 7 do Google; e que tal se comporta o novo Google Voice Search face à Siri.

E se isso não for suficiente... seguem-se as notícias do dia:

(E não se esqueçam de participar no nosso inquérito: a que distância estão do cinema mais próximo! :)



Nokia diz ter Plano de Contigência para o Windows Phone 8


A Nokia tem enfrentado grandes dificuldades, que previsivelmente só começarão a ser deixadas para trás com a chegada do Windows Phone 8 - já que, como dissemos, o anúncio da futura incompatibilidade de Apps e a impossibilidade de updates dos actuais equipamentos para o novo OS, faz com que até lá... seja altamente desaconselhável comprar qualquer um dos Windows Phones existentes.

Mas, a Nokia diz também ter um plano de contigência caso o Windows Phone 8 não se torne no sucesso esperado.

... Quanto a mim, continuo a dizer que isto é algo que a Microsoft não se poder dar ao luxo de que não se torne num sucesso... dê lá por onde der.


Tablets Windows RT sofrem Atrasos?


Se a Nokia se está a preparar para os imprevistos; outros vão acautelando o mercado de que os esperados Tablets Windows 8 a correr em CPUs ARM (o Windows RT), que incluem uma das variantes dos novos Surface da Microsoft que a Microsoft disse estar "pronta" para acompanhar o lançamento do novo Windows - poderão também vir sofrer atrasos... e que poderão nem chegar ao mercado este ano.

Não há dúvida que este Windows 8 para ARM é um dos maiores desafios da Microsoft, e que obrigatoriamente terá que causar boas impressões desde o início - sob pena de ficar com a reputação manchada de ser um "windows" sem interesse. Mas a questão começa a tornar-se: até onde irá a paciência dos consumidores? Será que estarão dispostos a aguentar mais seis meses, ou mais ainda, enquanto o mercado vai sendo inundado por tablets a preços cada vez mais atractivos - como o Nexus 7 - e com plataformas que vão acumulando maturidade?


Twitter Fecha a Porta ao LinkedIn


A habitual guerra dos conteúdos intrometeu-se agora entre o LinkedIn e o Twitter. Outrora bons amigos, e possibilitando que os tweets dos utilizadores fossem vistos no LinkedIn, o Twitter decidiu agora que "é melhor não". No entanto, continua a agradecer que os utilizadores do LinkedIn enviem tweets... mas que apenas sejam difundidos no Twitter.

A desculpa é a de que pretendem criar uma experiência de utilização única para os utilizadores, que faz com que certos conteúdos sejam exibidos directamente no Twitter (entre outras coisas)... mas o que é certo é que este serviço parece ter chegado a um ponto em que prefere centralizar todos os tweets apenas no seu serviço... e que apenas sejam vísiveis aí também.

... O que virá a seguir? Começar a fechar as portas às Apps de Twitter de outros developers e permitir apenas o acesso via a sua App oficial?


IBM Testa App de Compra "Aumentada"


A IBM relembra-nos mais uma das potencialidades a que se poderá dar uso com a proliferação dos smartphones e - no futuro - dos óculos como o Project Glass do Google quer concretizar: a de nos auxiliar nas compras.

Uma vez que as compras online não evitam que se continue a fazer compras pessoalmente, a IBM está a testar sistemas que permitam que as pessoas tenham acesso imediato a todo o tipo de informações sobre os produtos que desejam, e que surgirão sobrepostas no mundo real em "realidade aumentada".

Informação essa que poderá ser crítica no caso de pessoas que tenham que seguir dietas controladas, e cujos alimentos ou elementos potencialmente perigosos poderiam assim surgir visivelmente bem destacados com um sinal de alarme. (Para além disso, não seria difícil imaginar uma App que comparasse os preços, se indicasse automaticamente quais as lojas que têm este produto mais barato - e se compensaria fazer a viagem até lá, contabilizando o tempo e combustível necessários para lá chegar. ;)

Enquanto o "futuro" não chega, os utilizadores de Android passam a poder dar uso à App de compras Flow da Amazon, que já nos permite ficar com um gostinho das potencialidades da realidade aumentada possível hoje.


Curtas do Dia



1 comentário: