2014/09/10

Notícias do dia

A Apple já apresentou os novos iPhone 6 e Apple Watch (e já temos preços para Portugal); a Motorola desdramatiza a polémica com a bateria do Moto 360; o HP Stream afinal não vai ser a pechincha que se esperava; a Apple já baixou os preços do espaço no iCloud (embora não fiquem ao nível da concorrência); e ainda espreitamos o novo visor híbrido da Fujifilm X100T.

E antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que esta semana estamos a oferecer uma bateria portátil solar para que nunca vos falte energia. :)


Novas resoluções do iPhone 6 serão pesadelo para os designers


Depois de muito se ter acusado a "fragmentação" da plataforma Android, a chegada dos iPhone 6 vem adicionar duas novas resoluções às já numerosas resoluções dos dispositivos iOS (iPhone original, retina, retina estendido, iPad, e iPad Retina - e acho que não me esqueci de nenhuma). O pior é que, ao contrário do que aconteceu com a duplicação dos pixeis no salto para as resoluções retina, agora não temos resoluções "certinhas" que se encaixem no perfil, e já começam a surgir os receios do que isso implica.

Ao que parece, o iPhone 6 Plus, gera as imagens numa resolução virtual de 414x736 @3x (o sistema de múltiplos usado no iOS para tentar tornar independente a resolução pretendida e a resolução efectiva), o que origina uma imagem de 1242x2208 que depois é redimensionada para os 1080x1920 pixeis do ecrã. Isto irá ser uma dor de cabeça para os designers e developers que queiram ter total controlo sobre cada pixel do seu design.


NEC vai construir primeiro cabo submarino de 100Gb/s com mais de 10 mil km


Os EUA estão a fazer os possíveis por evitar os troços de cabos submarinos que passam pela problemática região do médio oriente, e agora a NEC foi seleccionada para construir o cabo submarino trans-pacífico que ligará os EUA à Ásia, sendo o primeiro cabo submarino de 100Gb/s com um comprimento de mais de 10 000km.

O sistema de cabos do SEA-US liga cinco áreas e territórios: Manado (Indonésia), Davao (Filipinas), Piti (Guam), Oahu (Havai, Estados Unidos) e Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos). O sistema terá um comprimento de aproximadamente 15 000 quilómetros, evitando as áreas da Ásia Oriental que estão sujeitas a terramotos e ajudando assim a assegurar a estabilidade das comunicações globais.


Intel Edison já está à venda


Lembram-se do pequeno Intel Edison com o qual a Intel quer ganhar peso no sector "embedded" dominado pelos ARM e Arduinos? Se estiverem interessados, poderão gostar de saber que a Intel já começou finalmente a enviar os kits para quem os quiser comprar.

Estes Edison miniatura conta com um CPU Atom dual-core a 500MHz acompanhado por um micro-processador Quark a 100MHz que pode gerir funções autónomas de forma independente do CPU principal. O sistema inclui 1GB de RAM, 4GB de Flash, WiFi n e BT 4.0. Os preços começam nos $50 e a Intel espera que isto seja suficiente para fazer com que alguns projectos que tradicionalmente optam pelos Arduino passam a considerar este Edison para tarefas mais "pesadas".


Apple Watch trabalha "de pernas para o ar"


A Apple já nos mostrou o seu Apple Watch, e apesar de estar disponível em dois tamanhos e diferentes modelos, houve pessoas que ficaram assustadas por não verem uma versão para quem o preferir usar no pulso direito, que faz com que os seus botões se tornem de acesso complicado. Mas afinal a Apple também tido contemplado: é possível usar o Apple Watch "invertido", trocando-se a posição das braceletes, de modo a que os botões fiquem acessíveis quando usado no pulso direito - embora o botão rotativo passe a ficar "por baixo" do botão de contactos.


Curtas do dia

Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)