2016/03/16

Notícias do Dia

A primeira sala NOS de Cinema 4DX abre este mês no GaiaShopping; a PlayStation VR chega em Outubro por 399 euros; o Android oficializou a barra de navegação inferior; a app TomTom GO mobile deixa-te navegar gratuitamente mas só 75Km por mês; e o Facebook, Google e outros preparam-se para reforçar encriptação em resposta ao caso FBI vs Apple.

Seguem-se as notícias do dia, e esta semana estamos a oferecer um mini-teclado wireless com touchpad pelo que não deixes de responder à pergunta do passatempo.

Instagram vai alterar ordem de apresentação das imagens




Depois do Facebook e Twitter, é agora a vez do Instagram abandonar a ordem cronológica de apresentação das imagens, e passando a utilizar um sistema que visa colocar o conteúdo com maior interesse no topo, mesmo que seja mais antigo.

Como sempre, as reacções não são consensuais, havendo quem preferisse que as coisas se mantivessem como estavam, e quem prefira este novo método que facilitará a descoberta de imagens que de outro modo poderiam ter passado despercebidas. Seja como for, eles é que mandam... pelo que as opções resumem-se a aceitar a alteração ou deixar de utilizar o serviço (ou tentarem fazer tanto barulho quanto for possível, com a esperança de que eles mudem de ideias - mas não me parece.)


Amazon patenteia autenticação via selfie


A Amazon considera má-educação ter que voltar as costas às pessoas para proteger a introdução de uma password quanto se está num local público, e propõe um novo método de autenticação usando selfies. Seria equivalente ao reconhecimento facial, mas para evitar que um atacante simplesmente usasse uma foto, este sistema é interactivo e pede ao utilizador que realize algumas coisas, como piscar um olho ou sorrir.

Já estou a imaginar um futuro onde se torne (ainda) mais comum ver pessoas a fazer caretas para os seus smartphones e tablets... "Qual é a tua password? É beicinho, sorriso, pisca olhos, inclina cabeça!"


Peerio já permite mensagens encritpadas nos Android e iOS



Bem a propósito dos casos mediáticos em torno da encriptação, o Peerio chega ao Android e iOS. Esta app de mensagens promete encriptação total, onde apenas o emissor e destinatário têm acesso às mensagens e demais conteúdos que forem trocados. Para os mais desconfiados, o código fonte da app está disponível como open-source no GitHub - como aliás, será algo necessário para qualquer app que se anuncie como "segura".


Windlicht liga torres eólicas com lasers


Não tem nenhum propósito funcional, mas o resultado final é hipnotizante. Este Windlicht é um projecto que ligou várias torres eólicas com raios laser, que com absoluta precisão mantinham a sua posição nas pás das hélices enquanto giravam. Uma tarefa que não é assim tão fácil quanto se possa pensar, uma vez que o topo das torres sofre constantes oscilações e é preciso estar a ajustar continuamente a direcção do laser.




Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

1 comentário:

  1. «Depois do Facebook e Twitter»
    Faltou aí o Google+, que também ficou uma valente bosta depois de adoptar este sistema

    ResponderEliminar