2016/03/29

Notícias do Dia

O tempo passa, mas espreitamos o mercado dos smartphones 5 anos depois; o IFTTT adopta uma postura mais criticável e começa a afastar serviços; França continua a chatear a Google e exige a remoção completa dos links "esquecidos"; e o FBI desiste do caso conta a Apple dizendo que já consegue crackar o iPhone sem a sua ajuda.

Já temos novas prendas para vos oferecer esta semana (promocodes do McAfee Total Protection), o nosso meeting é já no próximo sábado e, aproximando-se o final do mês, é também altura de relembrar que é o momento ideal para aderirem ao nosso Clube AadM+. E já de seguida, as notícias do dia.


Apple diz já estar a resolver crash dos links no iOS 9.3



O iOS 9.3 veio corrigir ums bugs, mas infelizmente trouxe outro que se tem revelado bem chato para os utilizadores, fazendo com que o Safari e outras apps crashem assim que se toca num link. Felizmente (ou infelizmente, dependendo da perspectiva) o problema parece ser de tal dimensão que a Apple já veio dizer que já estaria a tratar de uma solução - algo que nem sempre acontece para bugs mais "incomuns", e que por vezes se vão arrastando por meses (ou anos).

Até lá... usem um Android para clicar nos links sem constrangimentos. ;P


Twitter torna imagens mais acessíveis para invisuais



Uma imagem pode valer por 1000 palavras, mas para quem não as pode ver vale precisamente zero. O Twitter vem tentar dar uma ajuda, permitindo que se adicione uma descrição à imagem (que não conta para efeito do tamanho das mensagens, e pode ter até 420 caracteres) e que assim tornará as imagens mais acessíveis para todos.

... No entanto, não posso deixar de pensar que será apenas uma táctica para ir permitindo mensagens de maiores dimensões no serviço. (Ou será assim tão rebuscado imaginar que algumas pessoas utilizem esta funcionalidade para escrever mensagens mais longas? :)


Hardware City quer ligar startups à indústria



É já amanhã que, em Aveiro, se realiza mais uma sessão do Hardware City. Uma comunidade que quer facilitar o contacto entre startups e makers e o tecido empresarial, de forma a agilizar o processo de tornar uma ideia realidade. Muitas vezes as ideias surgem, mas no caso de ser algo relativo a hardware, não sabemos onde nos devemos dirigir para que alguém a fabrique ou desenvolva. Por outro lado, há empresas que poderiam ajudar nessa área mas que não têm contacto com os makers ou startups. A ideia do Hardware City é criar a ponte entre ambos... e esperemos que seja bem sucedida.


VW chama Golfs eléctricos à oficina para corrigir bug de software



A VW não se vê livre de problemas. Depois do escândalo das emissões poluentes (que tarda em apurar responsabilidades/coimas) é a vez de também os Golfs eléctricos (e-Golfs) serem afectados por um bug que leva a que sejam chamados às oficinas para uma actualização. Felizmente desta vez não se trata de esconder emissões, mas sim de afinar um sistema de protecção que poderia fazer com que o carro parasse ao detectar uma sobrecarga nas baterias.

Ainda assim, servirá para lembrar que também para os automóveis começa a ser imprescindível um sistema que permita a sua actualização remota, para corrigir bugs como estes e - mais importante - potenciais vulnerabilidades que os deixem em risco.


iPad Pro de 9.7" vem com 2GB de RAM em vez de 4GB



A Apple nunca é "certa" na sua transição para produtos de diferentes tamanhos (lembram-se de quando disse adeus à igualdade do hardware nos iPad mini?) e embora o iPhone SE tenha feito imaginar que esses tempos tivessem sido ultrapassados, ao colocar um hardware idêntico ao iPhone 6S num formato compacto, o novo iPad Pro de 9.7" volta a revelar alguns cortes. É que em vez dos 4GB de RAM usados no iPad Pro grande, este modelo vem com apenas 2GB.

Mesmo considerando que o iOS se mexe bem com 2GB, levantam-se as preocupações para as apps que forem desenvolvidas para o iPad Pro com 4GB de RAM, para além da questão da longevidade com as actualizações a mais longo prazo. Para um tablet destinado aos Pros, era de esperar que a Apple não tivesse poupado uns dólares neste corte.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

1 comentário:

  1. Já era sabido praticamente desde a apresentação que o iPad Pro de 9.7" só tinha 2GB de RAM e underclocked na frequência do processador relativamente ao "irmão mais maior".
    http://www.macrumors.com/2016/03/22/9-7-ipad-pro-a9x-underclocked/

    ResponderEliminar