2016/05/11

Notícias do dia

O Facebook Moments chega à Europa mas com reconhecimento facial mais "burro"; nos smartphones temos o novo Honor V8 da Huawei e o Mi Max da Xiaomi; o VirusTotal fecha as portas às empresas que só querem usar os seus dados mas não contribuem com nada; e a Tesla vai cobrar para desbloquear capacidade da bateria que já está nos carros mas se encontra limitada por software.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que esta semana estamos a oferecer um cardphone que está apenas a uma resposta certa de distância.

Falha na cloud da SalesForce deixou empresas sem serviço por mais de 12h




A utilização de serviços dependentes da cloud pode poupar muitas dores de cabeça... mas não quando não funcionam. Foi o que aconteceu a milhares de clientes da Salesforce, quando uma falha num dos seus servidores deixou o serviço inacessível durante mais de 12h, criando um cenário de pesadelo.

Tudo isto para relembrar que nem mesmo a cloud é imune a problemas (embora se tenha que relembrar que estes problemas poderiam acontecer - e até com maior frequência - a quem estivesse a usar algo a correr nas suas próprias máquinas.)


Falha na pesquisa da App Store reduziu em 10% o número de downloads de apps



Que impacto tem a pesquisa? Muita. Que o digam os developers que viram os downloads das suas apps baixarem devido a um problema que houve na pesquisa da App Store. Nalgumas categorias de apps as quebras foram bem superiores, tendo até superado os 50%.

Ou seja... de nada serve ter as coisas disponíveis na internet... se não houver forma de as encontrar (e indirectamente, isto mostra-nos também o imenso poder que um motor de pesquisa como o Google tem, podendo facilmente "eclipsar" um qualquer site que não apareça nos seus resultados.)



GitHub passa a disponibilizar repositórios privados ilimitados por $7/mês



Quem estiver farto de contabilizar os repositórios que pode criar no GitHub irá gostar de saber que a partir de agora poderão criar um número ilimitado de repositórios privados, pagando apenas $7/mês. Na verdade as versões pagas passam a ser apenas duas, esta de $7 para developers individuais, ou $9/utilizador/mês para empresas ($25/mes para os primeiros 5 utilizadores.)

Uma alteração que é feita em resposta aos pedidos de muitos developers, e às alterações que têm levado à criação de projectos modulares que exigem um maior número de repositórios.


Dropbox lança modalidade para o ensino por $49 por utilizador/ano com 15GB de espaço



Um dos grandes problemas do Dropbox é não oferecer uma variedade de serviços pagos escalonados (é mais do estilo "tudo ou nada", em que se tem o serviço gratuito com 2GB ou então se passa para 1TB por €9,99/mês, sem qualquer opção intermédia) - mas poderemos ter novidades em breve, pois agora passa a haver uma modalidade de $49/ano com 15GB... mas só para o sector do ensino.

Mesmo assim, não me parece que seja competitivo face aos preços praticados pela Apple e Google. Eles que disponibilizassem um plano que oferecesse 50-100GB por 1€/mês, e certamente não faltariam interessados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)